Limão faz emagrecer?
Quem nunca viu ou ouviu a célebre frase: “Quer emagrecer? Então tome água com limão”. Sempre que você se deparar com uma dica mágica para perder peso, desconfie, é muito provável que ela não tenha nenhum efeito ou, pior ainda, que seja até mesmo perigosa para o organismo. Em minha prática clínica sempre sou questionado sobre isso, mas você já parou para pensar nos vários benefícios do limão?
O limão é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino. Ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados. É muito utilizado na culinária para temperar peixes, mariscos, frango e etc. Além disso, a casca do limão e suas folhas contêm óleos essenciais que proporcionam o seu cheiro característico e podem ser usadas para fazer chá.
O limão tem muitas vantagens, independente de ser consumido em jejum ou não. Conheça alguns benefícios:
– Previne a prisão de ventre: o limão ajuda a estimular o intestino por ser rico em fibras, o que favorece a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal.
– Efeitos gastroprotetores: um dos compostos ativos do limão é o limoneno, o qual foi demonstrado ter efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori, além de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais.
– Protege contra infecções: devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias.
– Melhora a aparência da pele: por ser rico em vitamina C, seu consumo regular promove a regeneração dos tecidos e a formação de colágeno, estrutura que dá firmeza e elasticidade à pele, acelerando a cicatrização das feridas. Além disso, é rico em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, os quais previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.
– Ajuda a regular a pressão arterial: pode ajudar a regular a pressão arterial, já que é rico em flavonoides que exercem um efeito inibitório na vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo.
– Ajuda a prevenir anemia: por conter vitamina C, o qual favorece a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro proveniente de origem vegetal. Para isso, é importante consumir os alimentos ricos neste mineral em conjunto com uma alimentação rica em vitamina C, incluindo o limão.
– Pode prevenir cálculo renal: o ácido cítrico presente nos limões pode ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins, já que a urina é menos ácida. Além disso, exerce propriedades diuréticas que também ajuda a prevenir a formação de cálculos.
– Previne a acne: devido à propriedade antimicrobiana e anti-inflamatória do limão, é possível combater algumas bactérias que estão relacionadas com a formação da acne.
Mas, finalmente, o limão faz emagrecer?
Ele sozinho não. O ácido cítrico do limão tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras, melhorando o metabolismo das gorduras e diminuindo a síntese de colesterol e de triglicérides, isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso, mas apenas isso não será suficiente para você emagrecer.
No caso da água com limão, dizer que essa combinação emagrece é um exagero. O limão é rico em pectina, um tipo de fibra que ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, assim, contribuir para o emagrecimento. Porém, isso só vai acontecer se forem seguidas outras medidas, como a adoção de uma dieta equilibrada, uma rotina de exercícios físicos e sono restaurador.
O limão tem sim diversos benefícios verdadeiros. Por isso, sempre vale a pena incluí-lo em seu cardápio!
E não se esqueça, antes de começar qualquer tratamento dietético, sempre consulte seu (sua) nutricionista para saber qual a melhor forma e estratégia nutricional para resolver o seu problema. E lembre-se sempre: Dieta só com nutricionista!
Até a próxima!