Identidade – Quem é Jesus? Aquele que tem pode e autoridade sobre o mundo espiritual e as doenças
Na semana passada, fizemos uma pausa na nossa série de textos sobre a identidade de Jesus, para orientá-los sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e hoje vamos voltar a série.
Quero recapitular o que vimos no primeiro texto. Falamos sobre o poder e a autoridade de Jesus para ensinar. Hoje iremos mostrar que Jesus também tem autoridade e poder sobre o mundo espiritual e as doenças. Analisaremos o capítulo primeiro, versículos 23 a 34 do evangelho de Marcos, a bíblia diz assim: “Justamente naquela hora, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou: “O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! ” “Cale-se e saia dele! “, repreendeu-o Jesus. O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando. Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um novo ensino — e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem! ” As notícias a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região da Galiléia. Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e falaram a respeito dela a Jesus. Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los. Ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados. Toda a cidade se reuniu à porta da casa, e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios; não permitia, porém, que estes falassem, porque sabiam quem ele era.”
O texto bíblico que acabamos de ler, nos revela que enquanto Jesus estava ensinando na sinagoga, um homem possesso começou a gritar porque o reconheceu. A parte mais interessante deste fato é que os demônios sabiam e sabem quem é Jesus e não apenas isso, tremem diante Dele (Tiago 2.19). Esse demônio em específico, confessa a humanidade de Jesus quando diz: “O que quer conosco Jesus de Nazaré?” E também confessa a divindade dele ao dizer: “Sei quem tu és: o Santo de Deus!” e sabe que Jesus veio para destruí-los. Jesus então impõe sua autoridade e o repreende, ordenando que se cale e vá embora e imediatamente sua ordem é acatada.
Depois, logo que saiu da sinagoga, Jesus foi com alguns discípulos na casa de Simão e André. A sogra de Pedro estava de cama, com febre, e o Senhor a curou simplesmente pegando em sua mão. E isso não foi um acontecimento isolado. A Bíblia relata mais de trinta outros episódios onde Jesus cura pessoas e como resultado: o surdo voltou a ouvir; o cego, a enxergar; o coxo, a andar; os leprosos foram curados e restaurados.
As pessoas daquele tempo estavam obviamente convencidas de que Jesus tinha uma habilidade extraordinária para curar. O texto bíblico que lemos conclui dizendo, que o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados. Toda a cidade se reuniu à porta da casa, e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios. Ninguém, nem mesmo os inimigos de Jesus, duvidaram de Seu poder. Seus inimigos queriam desacreditá-Lo, mas não podiam negar o poder que Ele tinha. Mas Jesus não era apenas um mestre que ensinava com autoridade, expulsava demônios e curava pessoas, veremos que Ele é e pode muito mais.