Identidade – Quem é Jesus? Aquele que tem pode e autoridade sobre a Natureza
Vejamos a história em que Jesus acalma a tempestade. Marcos 4.35-41. Não é surpreendente ver nessa história a humanidade genuína de Jesus? Ele era homem de carne e ossos. E no texto lemos que Ele estava na popa do barco, dormindo sobre uma almofada. Ele estava exausto. Mas Ele era apenas um homem?
A palavra traduzida por “grande temporal de vento” pode literalmente significar um furacão. O barco estava quase afundando. Os discípulos acordaram Jesus e reclamaram: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (v.38). Alguns dos discípulos eram pescadores experientes e já haviam navegado no lago da Galileia centenas de vezes. Se pensaram que iriam morrer, é porque provavelmente iriam.
Percebam que eles O chamaram de “mestre”. Eles sabiam que Jesus falava com autoridade e sabiam que Ele podia curar os doentes, mas a questão para eles naquele momento, era se Jesus se importava? Esta era a pergunta deles: “Mestre, não te importa que pereçamos?” O que aconteceu em seguida foi impressionante:
“E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança” (Marcos 4.39).
Você percebe a profundidade do trecho acima? Jesus não apenas tem autoridade sobre as pessoas e sobre doenças, mas também, sobre as forças da natureza que sequer possuem ouvidos para ouvir e nem entendimento para entender sua ordem, mas ainda assim, obedecem prontamente.
Jesus se importava. Ele parou o vento que causava a tempestade e além disso, acalmou as ondas que eram o resultado dessa tempestade.
Da próxima vez que você encher uma vasilha com água, tente balançar de um lado para outro a fim de fazer algumas ondas. Daí, pare de balançar e veja o que acontece. Mesmo depois que a vasilha pare de balançar, as ondas não param. Elas continuam a se mover de um lado para o outro. A mesma coisa acontece com as ondas do mar.
Normalmente demoram horas até que a superfície da água se acalme depois de uma tempestade forte – porque as ondas se avolumam. Mas Jesus acalmou aquelas ondas instantaneamente.
“E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4.41)
Os discípulos conheciam o Antigo Testamento e sabiam que só o Deus Todo-Poderoso seria capaz de controlar as forças impressionantes da natureza. Eles provavelmente cantaram salmos sobre isso. Mas uma coisa é crescer cantando sobre um Deus que acalma os ventos e as ondas, outra muito diferente é se encontrar sentado em um barco com Ele, despertando-o bruscamente e perguntando-o se Ele Se importa!
Jesus ficou cansado e caiu no sono, como nós. Mas, diferente de nós, Ele falou com os ventos e as ondas, e estes Lhe obedeceram. Então os discípulos perguntaram: “Quem é este?” A resposta é óbvia: quem mais Jesus poderia ser se não Deus em forma humana?
Tão surpreendente quanto possa parecer, no capítulo seguinte do evangelho de Marcos, podemos ler que os discípulos testemunharam algo ainda mais incrível…