Higiene bucal influencia em complicações da Covid -19

Frente à pandemia da Covid-19, reforço sobre a importância de manter e intensificar as práticas de higiene bucal. Visto que a cavidade oral é considerada porta de entrada de muitos micro-organismos. Isso acontece por apresentar características bastante propícias para o desenvolvimento dos mesmos, como a temperatura e a umidade, que facilitam a sua permanência. Assim como, é uma das principais portas de entrada do vírus SARS-CoV-2.

Em vista disso, há uma enorme preocupação dos cirurgiões dentistas, em  relação  a  saúde  bucal  dos  pacientes.  Logo, faz-se necessário uma atenção redobrada em relação à higiene oral diante do contexto que estamos vivenciando, tanto para prevenir complicações da COVID-19, como também prevenir o desenvolvimento de outras doenças graves, como doenças cardíacas, infecções pulmonares entre outras doenças sistêmicas.

Associado à higiene da boca é preciso manter as mãos sempre higienizadas, utilizando os protocolos corretos, pois a saúde está integrada como um todo. Atenção para troca periódica da escova dental, devendo ocorrer à substituição sempre que o indivíduo estiver se recuperando de alguma infecção. A medida é para evitar risco de recontaminação, além da importância do uso de fio dental e enxaguante bucal. Esses hábitos de higiene devem ser adquiridos por toda vida, não somente no período de pandemia, visto que podem ocorrer outras infecções a qualquer tempo. Outra dica importante é a forma correta de cuidar de nossas escovas dentais e nossos higienizadores de língua, mantendo-os imersos em solução desinfetante, à base de água e enxaguante bucal, para evitar a reinfecção após cada uso.

Ir ao consultório odontológico neste momento pode gerar muito receio ao paciente, mas pode ser necessário ou obrigatório em alguns casos. Isso vale para situações que exigem avaliação do cirurgião-dentista e a realização de um tratamento para controlar quadros de dor ou infecção, por exemplo. Nesses casos, apenas tome todos os cuidados de distanciamento social, higienização das mãos e certifica-se que seja seguido todos os protocolos de biossegurança para manejo clinico.

* Mylena Santana é dentista

Autor

Mylena Santana

Outras Notícias

voltar para página anterior