Estudo da Unit alerta: educação comprometida pela pandemia
Anderson Christian
christianjor@gmail.com
Quem acompanha esta coluna sabe: aqui se debate política, mas se traz sempre questões de cunho social, educacional e econômico. Até porque o colunista entende que, na verdade, é a política que está a serviço dessas questões, a serviço da própria sociedade, e não o contrário. Por isso que quando temos acesso a materiais informativos de relevância, como é o caso deste oriundo da Universidade Tiradentes (Unit), o espaço da coluna é aberto quase que instintivamente. E, nesta edição, algo que deve preocupar a todos: a educação e os prejuízos que ela sofreu, sofre e sofrerá por conta da pandemia. Mas vamos ao material da Unit. “A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona problemas e em alguns casos acentuou ainda mais as desigualdades sociais. Na educação de crianças e jovens, então, as disparidades criaram rupturas, que segundo especialistas e pesquisadores serão difíceis de serem reparadas em um curto espaço de tempo. Uma pesquisa realizada com foco em jovens que estão na reta final do Ensino Médio, identificou que as perdas no aprendizado neste período podem comprometer uma geração de estudantes. Intitulada “Perda de Aprendizagem na Pandemia”, a pesquisa do Insper e Instituto Unibanco traçou um panorama da proficiência no aprendizado de alunos que, agora em 2021, ingressaram no 3º ano do Ensino Médio. Para os pesquisadores, essa parcela é a mais impactada pelas dificuldades impostas pela pandemia em relação ao ensino remoto, ou seja, à distância. Isso, devido ao acesso a recursos tecnológicos, como internet e computadores para acompanhar as aulas. “Percebemos que a pandemia acentuou as diferenças entre aqueles que já tinham mais dificuldade em aprender. Dentre as lacunas neste processo também tivemos a questão da acessibilidade, pois nem todo professor ou aluno tem acesso aos recursos tecnológicos necessários, como internet em casa. Sabemos que falta estrutura em muitas casas e isso é uma realidade na vida de muitas pessoas, por causa da desigualdade que repercute em vários fatores da exclusão no sistema educacional. Outro ponto determinante para a defasagem neste processo foi a falta de preparo por parte das próprias instituições que não orientavam e preparavam os professores para o ensino à distância. Neste sentido, faltou capacitação do corpo docente, as habilidades digitais que ainda não estavam preparadas adequadamente, entre outros aspectos”, analisa Anderson Teixeira de Souza, professor de Pedagogia EAD, da Unit Sergipe. A pesquisa revelou que esses jovens perderam, ao longo de 2020, proficiência em Matemática equivalente a 10 pontos na escala Saeb (avaliação nacional que mede, periodicamente, o desempenho dos alunos). Em Língua Portuguesa, a perda estimada é de 9 pontos. Isso equivale a quase a metade do que um aluno aprende em Português ao longo de todos os três anos de Ensino Médio e a dois terços de tudo o que ele aprende em Matemática nessa etapa de ensino. “Nossa expectativa é que com a imunização e o nosso retorno às aulas presenciais a gente possa recuperar esse tempo perdido, preencher essas lacunas que foram criadas, adequando o aprendizado, tendo foco no que realmente é mais importante para esse momento, desenvolver competências, habilidades com os nossos alunos, principalmente, as socioemocionais. Mesmo porque, sabemos que de nada adianta desenvolver as competências voltadas às funções cognitivas, se a emocional estiver desestruturada. Então, a gente precisa trabalhar de forma integral, reorganizar os conteúdos de acordo com a nova realidade educacional e assim recuperar a aprendizagem dessas crianças e jovens de forma significativa”, ressalta o professor”. Ou seja: os dados falam por si, são por demais preocupantes e está mais do que na hora dos agentes públicos se debruçarem sobre esse problemão e encontrarem soluções. E isso é urgente!
No planalto!
O prefeito Givanildo Costa viajou até Brasília em busca de recursos para Salgado. Em sua primeira viagem à capital do país, o gestor se encontrou com alguns senadores, deputados federais e autoridades sergipanas.
No planalto! 2
Em uma reunião com o diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Garigham Amarante, o prefeito tratou das necessidades da Educação do município, umas das prioridades da sua gestão. Ao seu lado, estava o deputado federal Fábio Henrique.
No planalto! 3
Givanildo também visitou os gabinetes de dois senadores sergipanos. Rogério Carvalho e Maria do Carmo Alves. Aos parlamentares, o gestor solicitou verbas federais para erradicação de casas de taipa, e pavimentação asfáltica. “Estou muito satisfeito com a atenção que tive e tenho certeza que em breve nosso povo será contemplado com benefícios que vão ajudar nosso município a se desenvolver”, avaliou Givanildo.
Dia do “fico”
Nesta quinta-feira (17), o senador Alessandro Vieira anunciou que continuará no Cidadania. O parlamentar havia informado sua desfiliação do partido no último dia 09. Em nota, Vieira explicou que havia tomado a decisão após a legenda afirmar que desistiria de uma ação apresentada por ele ao STF questionando o “orçamento secreto” do governo de Jair Bolsonaro. “A direção do partido reconheceu que errou na forma como tentou desistir da ADPF 850, que questiona o chamado ‘orçamento secreto’. Na mesma linha, me solicitou que permanecesse no partido para conduzir um processo de mudança do sistema de governança do Cidadania, para evitar decisões isoladas e aproximar mais bancada, militância e direção”, disse Alessandro.]