Eleições Estaduais em Sergipe (Deputado Estadual) – Parte 2

Este artigo, conclui a série de ensaios em que abordei alguns pontos da história política de Sergipe, no período de 1950 a 2018.

Conforme apresentado na parte 1 sobre as eleições para Deputado Estadual, apontei que a sucessão familiar na política em Sergipe é uma tradição que permanece e, para exemplificar um pouco tal ocorrência, citarei da atual Legislatura, que é a 19ª, alguns Deputados Estaduais que são filhos de ex Deputados Estaduais: Maisa Mitidieri – está no seu primeiro mandato de Deputada Estadual é filha do Ex Deputado Estadual Luiz Mitidieri que foi eleito 5 (cinco) vezes para a Assembleia Legislativa de Sergipe (1986, 1990, 2006, 2010 e 2014); Jeferson Andrade – está no seu 3º mandato de Deputado Estadual é filho do Ex Deputado Estadual, Ulices Andrade que foi eleito 5 (cinco) vezes para a Assembleia Legislativa de Sergipe (1990, 1994, 1998, 2002 e 2006); Ibraim Monteiro – está no seu 1º mandato de Deputado Estadual é filho do Ex Deputado Estadual, Valmir Monteiro que foi eleito 4 (quatro) vezes para a Assembleia Legislativa de Sergipe (1998, 2002, 2006 e 2014); Georgeo Passos – está no seu 2º mandato de Deputado Estadual é filho do Ex Deputado Estadual, Antonio Passos que foi eleito 4 (quatro) vezes para a Assembleia Legislativa de Sergipe (1994, 1998, 2002 e 2006), Antonio Passos por sua vez é filho do Ex Deputado Estadual Francisco Passos, que foi eleito 8 (oito) vezes para a Assembleia Legislativa de Sergipe. Juntos os três somam 14 (quatorze) mandatos de Deputado Estadual em Sergipe; Goretti Reis – foi eleita 3 (três) vezes como Deputada Estadual nas eleições de 2010, 2014 e 2018, é filha do Ex Deputado Estadual, Arthur Reis, que foi eleito por 4 (quatro) vezes para a Assembleia Legislativa de Sergipe e tem um irmão Jerônimo Reis que também foi Deputado Estadual em Sergipe e é tia do Deputado Federal Fábio Reis e do Ex Deputado Federal Sérgio Reis; Maria Mendonça – foi eleita 6 (seis) vezes como Deputada Estadual, sendo filha do Ex Deputado Estadual, Francisco Teles de Mendonça que foi eleito Deputado Estadual por 3 (três) vezes, tendo um irmão (José Teles de Mendonça) que também foi Deputado Estadual por 3 (três) vezes, juntos eles perfazem 12 eleições na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Estes são alguns exemplos de familiares que seus descendentes continuaram na política estadual como Deputado Estadual, outros exemplos entre tantos outros, são (sequência de pai e filho): Manoel Conde Sobral e Eliziário Sobral; Rosendo Ribeiro Filho , Luiz Augusto Carvalho Ribeiro e Gustinho Ribeiro como neto; Guido Azevedo e Suzana Azevedo (sobrinha), Suzana Azevedo é filha do Tertuliano Azevedo que foi Deputado Federal; Reinaldo Moura e André Moura (filho), Reinaldo Moura e Lila Moura (esposa); Angelica Guimarães e Vanderbal Marinho (esposo).

Dos Deputados Estaduais que chegaram ao Governo de Sergipe, neste período de análise (1950 a 2018), temos os seguintes: Luís Garcia, Seixas Dória, Lourival Batista, Antônio Carlos Valadares, Albano Franco, Marcelo Déda, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. Vê-se aí uma tradição natural de políticos que chegam ao cargo máximo no estado, tendo uma passagem pela Assembleia Legislativa.

Cabe destacar que nos cinco artigos em que descrevi um pequeno trecho de informações históricas da política de Sergipe, um nome consta em todos os cargos descritos (Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal e  Deputado Estadual), trata-se de Antônio Carlos Valadares, ele ocupou pela via da eleição, todos os cargos à disposição em uma eleição estadual.

Da atual legislatura, metade dos Deputados que foram eleitos entraram para o 1º mandato de Deputado Estadual, a saber: Talysson de Valmir, Maisa Mitidieri, Ibrain Monteiro, Iran Barbosa, Zezinho Sobral, Janier Mota, Adailton Martins, Diná Almeida – que foi substituída por Gracinha Garcez – também 1º mandato, Dilson de Agripino – que foi substituído por João Marcelo – também 1º mandato, Kitty Lima, Rodrigo Valadares e Dr. Samuel Carvalho. Isto é uma demonstração de que está ocorrendo um movimento maior de substituição entre os eleitos para a Assembleia Legislativa de Sergipe.

Se temos os Deputados de 1º mandato que foram listados, temos outros que possuem uma trajetória de vitórias em eleições para Deputado Estadual em Sergipe, alguns já citei no ensaio e outros exemplos que temos são: Francisco Gualberto, Luciano Pimentel, Garibalde Mendonça, Gilmar Carvalho, Capitão Samuel, Vanderbal Marinho e Zezinho Guimarães.

Destaca-se ainda que o atual Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o Deputado Luciano Bispo e a Deputada Maria Mendonça, ambos de Itabaiana, são os Deputados mais antigos da atual legislatura, eles foram eleitos pela 1ª vez nas eleições de 1994.

Gilton Garcia é um dos ex Deputados Estaduais vivos da mais longínqua  eleição, foi eleito Deputado Estadual em 1962, com 2.537 votos (2,0%), naquela época ele tinha apenas 21 anos, possivelmente um dos mais jovens deputados de Sergipe. Em 1982 ele foi eleito Deputado Federal e foi Governador do Amapá de 1990 a 1991 é filho do ex Governador Luis Garcia.

Ao longo destas eleições de 1950 a 2018 tivemos vários Deputados Estaduais eleitos e que deixaram as suas marcas na história política de Sergipe, muitos com biografias de famílias tradicionais na política e outros que conseguiram a inserção no meio político mesmo sem origem tradicional, algo marcante do nosso sistema democrático.

Esta série de artigos que escrevi sobre os Governadores, Vice-Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais nas eleições sergipanas, foi uma forma de homenagear em nome dos citados nos artigos e, em um ano de eleições estaduais, todos que ocuparam referidas posições.

Que as eleições de 2022 ocorram com a normalidade dos pleitos, e a sempre competente e devida atuação do Tribunal Superior Eleitoral, destacando-se a liberdade democrática dos eleitores que posicionam o Brasil como uma referência mundial em eleições.

Autor

Saumíneo Nascimento

Outras Notícias

voltar para página anterior