Educação é prioridade em Laranjeiras
O Programa Sergipe pela Infância aportou em Laranjeiras, para a alegria de toda comunidade que vibra com o fortalecimento cada vez maior do setor educacional. Por meio do fecundo mapeamento das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, este trabalho colaborativo vem rendendo bons frutos. No último dia 15.03, Laranjeiras acabou entrando nessa seleta lista de municípios inclusos e que fornecem exemplo de como a educação deve ser a base de toda e qualquer próspera sociedade.
A vice-governadora Eliane Aquino edificou frutíferos diálogos junto ao diligente Prefeito José de Araújo Leite Neto, o Juca, que é reconhecido por ser uma figura que dá prioridade à educação das pessoas, principalmente as mais necessitadas. Aqui, em específico, o Programa se volta para crianças de 0 a 6 anos de idade constituindo a seara da primeira infância. Pela sua extensa bagagem de experiências junto ao Sergipe pela Infância desde o ano de 2019, Aquino enxergou o inegável potencial da comunidade laranjeirense.
Para quem não conhece, o Programa Sergipe pela Infância se divide em três estágios: Gestar e Nascer; Brincar e Crescer; e Desenvolver e Aprender. O mais legal aqui é que de qualquer perspectiva o horizonte é sempre fazer coletânea das ações estabelecidas e aperfeiçoá-las com afinco crescente. As crianças estão, como podemos ver, asseguradas desde o seu período de gestação, corroborando Piaget que nos diz que a infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
Não podemos ter adultos bem formados sem antes passar por uma meninice sólida e bem construída no aspecto educacional. Dito isto, observamos que políticas públicas como essas, só vem acrescer o desenvolvimento humano. As crianças ao serem trazidas ao ponto nevrálgico da questão, nota-se o progresso em que isso resulta. A cidade de Laranjeiras é vista não à toa como o município que fornece muitos recursos nesse universo da infância para as crianças desassistidas.
O Programa Sergipe pela Infância não poderia vir em melhor hora. Ao estabelecer conversações com uma gestão municipal que tem compromisso com a sua população, o Governo do Estado acerta mais uma vez. A previsão é a de que teremos muitas mudanças significativas ao longo da implementação desse Programa junto as crianças laranjeirenses que agora estão resguardadas em poder desfrutar de uma infância ancorada na educação de qualidade, formando genuínos cidadãos conscientes.
Ao considerar a infância como a pedra angular de uma existência digna, temos aqui exemplo na prática de que quando o poder público se empenha, as transformações realmente ocorrem na vida das pessoas. Laranjeiras, desse modo, é premiada por estar no centro dessas preocupações. O futuro se constrói com muito trabalho, empenho e dedicação, logo a Prefeitura municipal e o Governo do Estado estão de parabéns por mais essa gloriosa parceria que tanto engrandece a população.
Portanto, observa-se que os vínculos familiares e comunitários tendem a se solidificar cada vez mais com a consolidação de Programas eficazes como esse. Em Laranjeiras, a hegemonia se localiza no povo, e não é diferente com as crianças de lá que já vinham sendo atendidas por outras proveitosas medidas assistenciais, como no caso do ‘Criança Feliz’. A proteção e, sobretudo, a promoção dos direitos das crianças está sendo assegurado. Conclui-se que o tempo investido em temas como esse nunca será desperdício, pois como sabemos, a educação não tem preço, mas sua falta tem um custo enorme.