EDUCAÇÃO
É necessário existir projetos para fortalecer a EDUCAÇÃO no Brasil. Trabalhar a qualidade de vida das comunidades, dos municípios vai iniciar com um processo de educação diferente. Desenvolver projetos e boas práticas com o objetivo de gerar as oportunidades através do enriquecimento curricular, das atividades artísticas, tecnológicas, de inovação com foco na educação inclusiva pode ser um caminho de excelência. A Educação, iniciando a partir das crianças e dos jovens com verdadeiros movimentos de incentivo para serem mais proativos no seu processo de aprendizagem, desenvolver suas competências pessoais (Conhecimento + Habilidade + Atitude) e suas competências profissionais (Técnica) com o envolvimento da comunidade que vive. Além de trabalhar outros temas – envelhecimento ativo, inovação e empreendedorismo social – Pessoas, ideias e projetos para mudar a forma atual como as comunidades vivem a educação e enfrentam seus problemas e desafios.
O bom é acreditar que a mudança é o caminho para melhorar. O apoio as organizações ligadas ao tema educação pode transformar a realidade de uma região. Pense nisso. Não é suficiente o debate fechado, é preciso sair dos “muros” das escolas e buscar novas soluções. Seja no ensino básico, fundamental, médio e universitário. O mundo mudou e na educação não é diferente. Educar para construir um país melhor com mais oportunidades é o caminho.
Então, como trabalhar a educação em tempos tão complexos? A ideia é ter uma interação entre as partes interessadas para depois trabalhar a integração destas iniciativas. Instituições de Ensino (Fundamental, Médio e Superior) podem contribuir muito neste processo. A educação é, mais uma vez, o único caminho para atingir os objetivos, entender os caminhos e acompanhar as transformações que o mundo apresenta.
Este pequeno texto está longe de apresentar soluções completas para a educação. Este pequeno texto está perto para gerar reflexões positivas sobre o tema e trazer para o debate muitas mudanças que a educação realmente precisa.
Obrigado por ler o meu blog até aqui. Continue seguindo as minhas redes sociais e vamos mudar o modelo que pensamos e trabalhamos. É preciso mudar!
Diego da Costa é profissional de administração, CRA-SE 2035-01, com pós-graduação em marketing e MBA em gerenciamento de projetos. Atualmente é Diretor de Comunicação e Marketing do Conselho Federal de Administração e Diretor Técnico do Parque Tecnológico de Sergipe. Além de Consultor da Associação Tempos Brilhantes sediada em Portugal.