Dois motivos

Em conversa com a coluna, uma liderança política da região centro-sul revelou que o prefeito Edvaldo Nogueira, apesar de pontuar bem nas pesquisas numa eventual disputa sucessória, não conta com o apoio do grupo que dá sustentação ao governador Belivaldo Chagas, por dois simples motivos: “É vaidoso e não respeita aliado”. Aliás, essa é uma crítica feita por praticamente todos que convivem com o gestor da capital aracajuana.

Espíritos armados

Não chamem para a mesma rodada de pizza, o ex-senador Antônio Valadares e o deputado estadual Luciano Pimentel. Os dois têm se estranhado desde que Pimentel declarou que estaria saindo do PSB, partido pelo qual se elegeu, para se “livrar da perseguição dos Valadares”. Aí, o negócio ficou feio e o ex-senador reagiu dizendo estar estupefato com as declarações. Ah, se a pizza for inevitável, sirvam-na com colheres e pratos plásticos.

Plano nacional

A senadora Maria do Carmo apresentou Projeto de Lei no Senado, propondo a instituição de um plano nacional de enfrentamento aos efeitos da pandemia da Covid-19 na educação. O objetivo da propositura é diminuir as consequências adversas provocadas pela pandemia. Ela explicou que, para a implementação do PL deverão ser adotadas com base na colaboração entre os Governos (federal, estadual e municipal) para que haja alinhamento e harmonia entre as iniciativas.

PEC dos precatórios

Tem gerado polêmica a chamada PEC dos precatórios, cujo texto-base já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara Federal. A proposta limita o valor da dívida a ser paga pela União, a partir do ano que vem. Na prática, a PEC permitirá o parcelamento no pagamento de precatórios que podem ser divididos em até dez vezes anuais. Há quem diga que a medida prejudica os Estados. Outros, acham que é uma forma do Governo desafogar o orçamento para novos gastos. Antes de ser enviado para análise do Senado, os deputados, ainda, vão apreciar destaques e votar em segundo turno.

 

Mais inclusão

Segue para análise do Governo, a Indicação aprovada pela Assembleia Legislativa que visa a prorrogação do benefício do Cartão Mais Inclusão, até dezembro de 2022. O benefício venceu no final de outubro, após a Alese aprovar a sua prorrogação por três meses. Agora, a deputada Maria Mendonça sugere a ampliação do prazo para garantir renda mínima a inúmeros sergipanos que vivem na extrema pobreza, enfrentando a insegurança alimentar.

 

TOME NOTA

 

No TCE…

Os conselheiros Flávio Conceição e Susana Azevedo têm conversado com colegas em busca de apoio e voto para a disputa pela presidência da Corte de Contas

 

A escolha…

Ocorrerá no próximo dia 25 e a posse de quem for escolhido será no dia 10 de dezembro. Ânimos fervilhando nos corredores do TCE.

 

Arthur Lira…

Presidente da Câmara Federal descontou salário de 50 deputados que faltaram dois dias às sessões quando seria apreciada a PEC dos precatórios. Se a moda pega!

 

Autor

KATIA SANTANA

Outras Notícias

voltar para página anterior