Descaso com ex-jogadores de futebol
O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) destacou ontem no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju o que classificou de descaso com ex-jogadores de futebol que atuaram em Sergipe e disse que vai apresentar um projeto para criação de um dia especial para homenagear esses atletas.
O parlamentar relembrou momentos do passado, onde tinha oportunidade de ir aos estádios assistir partidas de futebol que, segundo ele, eram abrilhantadas pelos atletas. Paquito disse lamentar que o poder público não ofereça tratamento especial para com esses atletas e que hoje existam muitos ex-jogadores que estão passando dificuldades financeiras e de saúde. “Eu fico indignado em saber que muitos desses profissionais estão sendo esquecidos pelos clubes, pela própria Federação Sergipana de Futebol e pelo Governo do Estado de Sergipe. Muitos deles estão sem empregos. Essas estrelas, que nos deram tantas alegrias, precisam ser lembradas. Vou trazer a esta Casa um projeto para que tenhamos um dia especial para homenagearmos esses atletas”, disse, citando os nomes de Joãozinho da Mangueira, Evangelista Mirobaldo, Vevé do Caminhão do Bairro Industrial, Aldinho, Antônio Carlos, Alex Canela, Tonhão e Luizinho.
Reajuste
Governo diz que cerca de 13 mil servidores públicos de diversas carreiras serão beneficiados com o reajuste salarial de 34,44%, concedido. Projeto de Lei que garante o aumento, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), durante a Sessão Extraordinária Hibrida que ocorreu na terça-feira, 22 de março.
Reajuste II
Nos termos do Projeto apresentado, serão beneficiados trabalhadores da Administração Pública Geral (PCCV), dos níveis básico, médio e superior, a exemplo de agentes administrativos, assistentes administrativos, executores de serviços administrativos, executores de serviços básicos, merendeiras, oficiais administrativos, técnicos agrícolas, entre outros.
Militares e bombeiros
Tambem na sessão da última terça-feira, 22, os deputados aprovaram Projeto de Lei Complementar com a finalidade de reajustar os subsídios dos servidores militares do estado de Sergipe em 7%. A propositura engloba policiais e bombeiros militares e propõe a redução do interstício.
Militares e bombeiros II
Ainda conforme a propositura aprovada, para a promoção a soldado da PM/BM o tempo reduziu de 10 para seis anos de serviço policial militar efetivo, estando, no mínimo, no conceito B de avaliação. Já a promoção de Cabo a 3° Sargento dependerá de um decurso de cinco anos, e não mais de seis anos. Por fim, será reduzido o interstício de seis anos para quatro anos e seis meses para a promoção da posição de 3° Sargento a 2° Sargento.
Bertha Lutz
A competente juíza Rosa Geane do Nascimento, coordenadora da Mulher, da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe, foi agraciada com o Diploma Bertha Lutz, de defesa dos direitos da mulher. A entrega ocorreu, em sessão especial, no Senado da República, nesta quarta-feira (23). A indicação foi da senadora Maria do Carmo Alves, que, ao sugerir o nome da magistrada, levou em conta o trabalho que ela tem feito, sobretudo, no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher. Para Maria, Rosa Geane tem tido uma atuação de extremo destaque e merece todas as honrarias.
Estudante Monitor
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei nº 53/2022, interposto pelo Governo de Sergipe, que institui o Programa de Monitoria para a Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino, denominado “Estudante Monitor”. A próxima etapa será a sanção do governador Belivaldo Chagas. Com o programa, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) visa combater a evasão escolar e potencializar o desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.
Renovação de Convênio
A Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Justiça de Sergipe renovaram, na última segunda-feira, 21, o convênio para o projeto ‘Pare, Concilie e Siga’. Executada através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), desde 2015, a parceria tem como objetivo a intermediação da conciliação no trânsito, pelos próprios agentes do órgão municipal, que passam por uma formação, no momento do acidente. Ao assinar o termo, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que o projeto representa “um grande avanço para a sociedade”. Firmado em 2015, o projeto ‘Pare, Concilie e Siga’ já recebeu diversos prêmios pela ampla abordagem e benefícios à população. Entre os principais estão o 1º lugar no prêmio ‘Conciliar é Legal’, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Estátua de Pé
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) anunciou que já fez a reposição da estátua de Tiradentes do “Monumento aos Formadores da Nacionalidade”, localizada na Orla da Atalaia, que foi alvo de vandalismo no sábado, 19. A estátua foi arrancada e deixada jogada no espaço. É preciso reforçar o policiamento na orla, tanto para conter atos de vandalismo como esse, como combater furtos e roubos. Recentemente uma ciclista foi esqueada após reagir a um assalto, também na orla.
BRICS
O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, na tarde da última segunda-feira, 21, com representantes do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), instituição financeira com a qual a administração municipal está em tratativas para financiar o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que prevê investimentos de 105 milhões de dólares (mais de 500 milhões de reais) em obras estruturantes. O NBD é um banco de desenvolvimento multilateral, operado pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O encontro com o prefeito, do qual participaram Fernando de Melo e Silva, líder de time do projeto BRICS, e Luiz Cláudio Faria, consultor do banco, além dos secretários municipais Jeferson Passos (Fazenda), Augusto Fábio Oliveira (Planejamento) e Sérgio Ferrari (Obras) foi o primeiro compromisso dos representantes do NBD. Agora os representantes da instituição estão conhecendo a cidade e os projetos que a administração municipal pretende desenvolver com o financiamento que pleiteia junto à instituição.