Ao menos alonguem os músculos
ALONGAMENTO é conhecido como um tipo de Exercício Físico orientado para manter ou melhorar a flexibilidade. Este facilitará a movimentação das articulações, melhorando o funcionamento do corpo, proporcionando agilidade, elasticidade e combate ao surgimento de lesões. Esta prática é considerada muito simples. Ela não necessita de algum acessório e sua execução individual facilita o surgimento de alguns erros. O agravante é que são na maioria das vezes imperceptíveis, porém podem ocorrer sérios danos ao praticante. O alongamento, quando realizado de forma correta, além de reduzir os índices de lesões, reduzem as tensões musculares, ajuda na consciência corporal e aumenta o nível de flexibilidade.
O QUE NÃO SE DEVE FAZER DURANTE O ALONGAMENTO
- Alongar o músculo que acabou de se lesionar: NUNCA alongue o músculo que acabou de sofrer uma lesão. Teoricamente houve um espaçamento das fibras musculares e o correto e afastar mais? De forma alguma. Lembre-se que a musculatura neste momento necessita ficar mais próxima e o tratamento correto de imediato será com o gelo. 2. Alongar primeiro? Para iniciar uma prática do exercício físico, sempre inicie aquecendo para irrigar a musculatura. Neste estágio, o músculo ficará pronto para ser alongado. 3. Lembre-se que o músculo alongado será o meu: Algumas pessoas têm o hábito de querer imitar o nível de flexibilidade do outro. O que deve ser feito é o alongamento gradual, o limite é individual e a projeção da flexibilidade se dar pela sequência dos treinamentos específicos. 4. Sentir dor é o correto? Outro erro comum é sentir muita dor, correto? De forma alguma, o que se deve ser feito é alongamento a nível mediano e realize em torno de 40 segundos em cada posição e a flexibilidade será acrescida. 5. Alongamento pós-treinos intensos? Saiba que após um treino intenso, microlesões foram aderidas durante o treino. Após este nível de intensidade, o correto e realizar um relaxamento muscular e não alongar mais ainda a musculatura, facilitando mais surgimento de microlesões. 6. Jamais alongar? Esse erro é gritante, pois até mesmo os animais se alongam. Lembrem-se de que nossa musculatura deve estar sempre pronta para executar novos movimentos. Portanto, sempre que possível, alongue-se.
Após conhecer os erros e conhecer seus benefícios, o que você está esperando para alongar o corpo? Mesmo não sendo uma prática favorita, saiba que esta é fundamental para qualquer indivíduo. Procure um profissional de Educação Física, solicite orientação para executar os alongamentos, defina seus objetivos e torne como hábito em sua vida. Após algumas sessões, perceberá os ganhos nos diversos aspectos do corpo.