Vereador quer Forró Caju como patrimônio imaterial
Mesmo com o futuro da festa ainda incerto, o vereador Iran Barbosa (PT) apresentou Projeto de Lei que busca tornar o Forró Caju como patrimônio cultural de natureza imaterial da capital. O evento, que é realizado desde o ano de 1993, corre o risco de não acontecer este ano. A alegação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é que não dispõe de recursos para custear a festa, que chegou a fazer parte do calendário turístico nacional.
De acordo com o parlamentar, o evento se consolidou, dentro do calendário Junino, como uma das maiores festas de Sergipe e do Brasil, e sua classificação como patrimônio cultural imaterial está em consonância com o que estabelece o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para o qual ‘bens culturais de natureza imaterial dizem respeito às ‘práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas’.
“É nessa condição, de patrimônio cultural de natureza imaterial dos aracajuanos, que se situa o Forró caju, um dos maiores eventos do calendário junino do nordeste do Brasil, organizado pela administração municipal e realizado desde 1993”, destaca Iran Barbosa. Ele reforça a importância do projeto, lembrando que a festa atrai um imenso público em cada edição e sempre reúne diversas atrações locais e nacionais que se apresentam, normalmente, durante diversas noites, na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados municipais Albano Franco e Thales Ferraz, e que durante a sua realização, muitas vezes, transforma-se em um espaço com três palcos: Luiz Gonzaga, Gérson Filho e o Casarão de Clemilda, que é uma homenagem a três grandes nomes do autêntico forró.
“Sem dúvida, essa festa é parte viva da nossa gente. E, através dela, a riqueza das tradições culturais de Aracaju foi apresentada aos brasileiros, por meio de um evento extremamente bem organizado e que sempre contou com toda a infraestrutura necessária para o bom andamento da festa, com segurança e pronto atendimento emergencial de saúde. O Forró caju é uma festa que orgulha os aracajuanos e por isso espero a aprovação dos meus pares a este importante projeto”, defendeu o vereador.
*Com informações da Ascom Parlamentar