Sergipe tem 6.784 urnas eletrônicas entre ativas e reservas para pleito de hoje

Agência Jornal de Notícias

Joângelo Custódio

 

As eleições para prefeito e vereador acontecem neste domingo, 2 de outubro. Mais de 1,5 milhão de sergipanos sairão de suas casas para exercer a cidadania e revigorar a democracia. Para que o pleito deste ano aconteça dentro da normalidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) vai colocar à disposição 6.784 urnas eletrônicas, sendo 4.967 ativas, 47 de uso exclusivo para receber justificativas e 1.822  reservas. Em todo o Brasil, serão distribuídas mais de 530 mil urnas.

 

Procurado pela reportagem da AJN1, o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE-SE, José Carvalho Peixoto garante que, no caso de alguma urna quebrar ou o sistema travar, o processo de substituição será rápido. Ele também descartou o uso de urnas tradicionais, tipo malote, para substituição.

 

“Com os procedimentos de contingência que são adotados é muito difícil haver a transformação da votação eletrônica em manual, temos uma reserva técnica considerável em todos os municípios, além da instalação de polos regionais com o objetivo de suprir a eventual falta de urna em alguma localidade”, garante José Carvalho Peixoto.

 

O secretário diz ainda que o TRE-SE executa os procedimentos relacionados à preparação das urnas eletrônicas de forma centralizada.

 

“A distribuição das urnas eletrônicas do TRE até a sede das zonas eleitorais é realizada na semana que antecede ao pleito. Apesar de poucos municípios, a logística para distribuição de equipamentos e materiais das eleições necessita de planejamento criterioso. Outro fator que conta muito é o grande quantitativo de pessoas envolvidas nas eleições (juízes eleitorais, promotores, servidores da Justiça Eleitoral, mesários, escrutinadores, apoio logístico, motorista e demais pessoal de apoio). São vários treinamentos que precisam ser realizados para tudo transcorrer na mais perfeita ordem antes, durante e depois do pleito”.

 

Aracaju

 

Os cartórios da capital receberam na manhã de ontem (30), 1.118 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas seções eleitorais. As primeiras urnas que saíram da sede do TRE-SE pertencem à 2ª Zona Eleitoral.

 

20 anos

 

Este ano, a urna eletrônica está completando seu 20º aniversário.  Desde que foi usada pela primeira vez, em 1996, ela passou por inúmeras mudanças tecnológicas  a fim  de  garantir  aos  brasileiros  o  exercício  salutar  da   cidadania, concretizado num processo de votação seguro  e confiável. Hoje, ela é símbolo da democracia brasileira e carro-chefe do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Leia também:

 

Eleitorado sergipano aumenta 11,1% em quatro anos