PT e PMDB reafirmam apoio a Edvaldo e Eliane no 2º turno

A noite de segunda-feira (10) foi bastante movimentada para o candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), e para sua vice, Eliane Aquino (PT). Eles participaram de dois eventos que reuniram as militâncias e lideranças do PT e do PMDB, que reafirmaram apoio à chapa  para o 2o turno da eleição municipal.

 

No auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe, uma multidão de militantes, dirigentes e políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores recepcionaram Edvaldo e Eliane com disposição para a campanha nesta segunda etapa da disputa eleitoral. Já na sede do PMDB, um encontro organizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), reuniu dezenas de militantes do partido, que reafirmaram seu compromisso com a candidatura de Edvaldo e Eliane.

 

PT

 

O presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, defendeu que os militantes vão às ruas e às redes sociais para defender o legado do projeto político de Marcelo Déda e Edvaldo na saúde. “Fizemos o maior projeto de saúde do país em Aracaju, na época de Déda e de Edvaldo. Ganhamos o prêmio HumanizaSUS, o Brasil Sorridente e o David Capistrano, maior prêmio de saúde do país. Deixamos 95% das equipes de Saúde da Família e 100% das unidades básicas de saúde (UBS) padronizadas. Tudo o que o Estado e o município têm de saúde hoje funcionando se deve ao nosso trabalho”, relembrou.

 

A vice-presidente do PT, deputada estadual Ana Lúcia, disse que a luta é contra “uma política perversa que quer acabar com 100 anos de conquistas dos trabalhadores”. “Mostramos uma outra forma de governar, que escuta o outro e debate pelo melhor argumento. Como é que o outro lado se diz o novo e convive com o crime organizado e o estado de exceção atuais no Brasil? Quem pode resolver os graves problemas da cidade é Edvaldo e Eliane”, ressaltou.

 

O vereador mais votado em Aracaju nesta eleição, Iran Barbosa (PT), ressaltou que “o discurso de criminalização da política é usado para que os criminosos que se dizem apolíticos sejam eleitos”. “A política é um instrumento coletivo para mudar a sociedade, não para beneficiar poucos. O debate político precisa ser diário”, apontou.

 

Vice prefeito de Aracaju na gestão de Edvaldo, Sílvio Santos reafirmou que mesmo com “um massacre midiático diário”, o partido continua vivo. “Eles não nos toleram porque governamos para os mais pobres. O PT nunca lotou auditório assim para perder eleição”, disse.

 

A suplente de deputada estadual Conceição Vieira ressaltou o que está jogo na eleição. “Do outro lado estão os que são contra os trabalhadores, que estão tirando todos os direitos do povo”, afirmou.

 

“Déda presente”

 

A candidata a vice-prefeita Eliane Aquino afirmou o que precisa ser feito neste momento da campanha. “Vamos olhar nos olhos do maior número de pessoas, conversar e saber o que elas estão pensando sobre a nossa cidade, sobre o que lembram da obra que deixamos em Aracaju”, disse.

 

Ela reforçou sua decisão de entrar na vida política. “Deus não me colocou ao lado de Marcelo Déda Chagas por acaso. Minhas maiores referências políticas, Déda e José Eduardo Dutra, foram do PT, chegaram ao poder e nunca se desviaram. Eu sempre falei para Edvaldo que a gente não precisava usar a imagem de Déda na campanha, deixar ele descansar em paz. Mas na campanha que fazemos por toda a cidade, ele está presente”, disse.

 

A candidata também lembrou do convite feito pelo adversário para que ela compusesse a chapa com ele. “Pensando hoje, imaginem a vergonha que teria sido de eu trocar de partido e ser vice dele. Ser novo não é concorrer a um cargo pela 1a vez, se for assim a única nova seria eu nesta eleição. O novo é querer fazer a coisa certa, respeitar o dinheiro público e o cidadão que precisa dos serviços públicos”, destacou.

 

“Vamos ganhar”

 

Em seu discurso, Edvaldo ressaltou a força de Eliane Aquino e a vitória no 1o turno. “Eles estão comemorando o 2o lugar. Mas o segundo turno é bom porque separa de vez o joio do trigo. As diferenças com o outro candidato não são apenas eleitorais, são políticas. O novo não é só na idade, é de ideias, de ideal. Ele passou 10 anos sem nenhum projeto, sem nenhum pronunciamento importante na Câmara Federal. Compare-o com outros deputados sergipanos. Nosso companheiro Fábio Mitidieri (PSD) está há menos de dois anos em Brasília e já tem mais destaque do que ele”, comentou.

 

Edvaldo voltou a apontar as incoerências de Valadares Filho. “Todo mundo sabe o quanto gosto de festa. Sou zabumbeiro, fui eu quem organizei o Forró Caju e o Projeto Verão. Mas é inadmissível que ele, enquanto deputado, priorize emendas de R$ 6 milhões para festas e só R$600 mil para Saúde e zero para a Educação. Como é que alguém pode ser o novo se trocou de lado tão rapidamente e está com as raposas velhas da política? O pessoal dele vai com uma sede de anteontem pelas boquinhas do poder”, disse.

 

“Vamos derrotá-lo porque temos um projeto. Ganhamos o 1º e vamos ganhar o 2º  turno, com a ajuda da militância dos partidos da nossa coligação, com todas as cores, mostrar que somos melhores que os almofadinhas”, afirmou.

 

PMDB

 

No evento do PMDB, Garibalde pediu o empenho de todos. “Queremos o empenho de todos. Que cada um de vocês, que sempre estiveram ao meu lado, seja um Edvaldo Nogueira em suas comunidades, na busca do voto. Quero o empenho de vocês em prol deste projeto liderado por Edvaldo como se estivessem fazendo para mim”, disse.

 

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães em Sergipe, Benedito Figueiredo, conclamou os peemedebistas para continuarem engajados na candidatura de Edvaldo. “Eu não tenho dúvida de que Edvaldo Nogueira será o novo prefeito de Aracaju. Nosso projeto será vitorioso”, frisou. Ele comentou a vitória de Edvaldo no debate realizado pela TV Atalaia. “Edvaldo Nogueira calou Valadares Filho no debate. Só se fala disso na cidade. Edvaldo mostrou quem tem competência, quem é o mais preparado”, ressaltou.

 

Benedito denunciou o loteamento dos espaços da prefeitura de Aracaju por parte de Valadares Filho e de seus aliados. “Esses partidos, do lado de Valadares Filho, já repartiram a prefeitura. Já estão cantando vitória", afirmou.

 

Em sua fala, Edvaldo agradeceu o empenho do PMDB em prol da sua candidatura no primeiro turno. Ele se disse muito grato pela participação dos candidatos a vereador e das principais lideranças da legenda. Edvaldo também reiterou seu compromisso em governar a cidade para todos, dialogando com a sociedade e atento aos reclames do povo. “Quero ser prefeito para liderar um projeto que beneficie todos os aracajuanos. Temos que olhar para a cidade e votar no projeto que será melhor para Aracaju”, disse.

O presidente da Segrase, Zezinho Sobral, o vereador reeleito Bigode do Santa Maria e lideranças comunitárias também participaram do encontro do PMDB.