Iran Barbosa presta solidariedade aos servidores públicos aposentados

Com a notícia da Administração Estadual de que irá postergar para esta quarta-feira (12) o pagamento dos proventos dos servidores aposentados estaduais referente ao mês de março, o vereador e professor Iran Barbosa (PT) criticou a falta de planejamento do governo do Estado e manifestou solidariedade às professoras e aos professores aposentados.

 

Ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador destacou que o direito à garantia da pontualidade no pagamento não está sendo respeitado pelo Governo Estadual. O parlamentar lembrou que, por diversas vezes, já defendeu que os salários possuem caráter alimentar, devendo ser uma das prioridades de pagamento dos gestores Estaduais e Municipais.

 

“Nós não podemos aceitar que o cenário de crise seja o pano de fundo para a penalização dos servidores. A conta de uma crise que não foi gerada pela classe trabalhadora não pode ser paga, exclusivamente, pelos trabalhadores”, alertou Iran.

 

O parlamentar destacou que em outros Estados e Municípios o posicionamento dos gestores no enfrentamento da crise é divergente do que tem acontecido em Sergipe e Aracaju.

 

“Em outros lugares, estão buscando caminhos que não penalizam o servidor público. Exercitam a criatividade para enfrentar a crise. Aliás, foi para isso que os gestores foram eleitos”, disse Iran, acrescentando que “o estado da Bahia, recentemente, transferiu o pagamento das aposentadorias de outros órgãos e poderes para a respectiva responsabilidade de cada um, diferentemente do que acontece em Sergipe, onde o Poder Executivo estadual atrasa o pagamento de seus aposentados, mas assume a responsabilidade pelo pagamento das aposentadorias de outros órgãos e poderes que, além de terem seus recursos próprios, contam com aposentadorias mais avantajadas do que a massa dos servidores do Executivo”.

 

Iran argumentou que é preciso exercitar alternativas que não atinjam a sobrevivência do servidor público. “Os aposentados são os mais sacrificados. Eles não podem responder por ações de gestores que não usaram bem os recursos arrecadados para fins de capitalização do sistema previdenciário”, justificou o parlamentar ao complementar que devem ser responsabilizados aqueles que descapitalizaram o sistema previdenciário.

 

Para Iran, “fica cada vez mais difícil justificar o atraso no pagamento dos proventos dos servidores que lidam com o serviço básico de atendimento, quando começamos a assistir que as camadas mais privilegiadas do serviço público acumulam mais benefícios. Refiro-me, aqui, ao auxílio moradia que será pago retroativamente”.

 

O parlamentar ratificou que existe uma evidência de que há uma distorção profunda na forma como se trata a partilha da riqueza arrecadada pelo Estado, que na hora de remunerar os servidores baseia-se em regras de desigualdade profunda. “É preciso repensar como se distribuem os recursos para o funcionamento da máquina administrativa”, alertou Iran.

 

Por fim, o vereador reiterou o registro da sua insatisfação com o cenário atual. “Apelo para que o Poder Executivo Estadual mude esse cenário. O sacrifício, nesse momento de crise, não pode ser cobrado do trabalhador”, finalizou Iran Barbosa.

 

Fonte: Assessoria Parlamentar