Forró Caju não será realizado este ano, afirma Prefeitura

 

Da redação, AJN1

A maior festa junina do Estado e outrora uma das mais importantes do Nordeste, o Forró Caju, não será realizada este ano. A afirmação é do prefeito Edvaldo Nogueira que, em coletiva de imprensa reralizada na tarde desta quarta-feira (14), reafirmou seu posicionamento de não utilizar recursos próprios da administração na festa para não comprometer a prestação dos serviços à população.

Ele explicou que a emenda pleiteada junto à União para financiar o evento não foi efetivamente liberada e destacou que a prefeitura está impedida de receber recursos federais porque a gestão passada não cumpriu diretrizes estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina o investimento mínimo de 25% na Educação.

“Trabalhamos até o último momento para que a festa fosse realizada. Tínhamos um planejamento desde o início do ano, com estabelecimento de custos, definição de programação, mas, infelizmente, não houve a liberação de recursos. Primeiro buscamos a liberação de uma emenda apresentada pelo deputado federal Fábio Reis de R$ 4 milhões, ainda em março, mas esta foi contingenciada pelo governo federal. Diante deste fato, buscamos o líder do governo no Congresso, deputado André Moura, a quem agradeço pelo empenho, que viabilizou uma emenda no valor de R$ 1,4 milhão, que seria liberada pelo Ministério da Cultura, mas até às 13h desta quarta-feira, o sistema não autorizou o cadastramento do projeto”, explicou o prefeito.

Edvaldo reforçou que a sua gestão tem atuado para garantir o funcionamento dos serviços básicos da cidade, além de estar honrando o pagamento em dia dos salários dos servidores municipais. Por isso, disse ele, “não havia condições financeiras para investir recursos próprios na realização da festa”.

“A Prefeitura não tem recurso para pagar nenhuma atividade do São João. Entre pagar os salários em dia dos servidores, como estamos fazendo, e realizar o Forró Caju, optamos pelos servidores. Entre garantir remédios nos postos de saúde e realizar a festa, estamos priorizando a saúde. Entre as ações de tapa-buraco e os festejos, os recursos servirão para melhorar o recapeamento das ruas. Estamos tomando a medida mais adequada. Gosto muito do Forró Caju, tenho muito alegria de tocar zabumba, tenho orgulho de ter feito as melhores edições da festa, mas, neste ano, não será possível realizá-la. Isto não quer dizer que o Forró-Caju acabou. A partir do segundo semestre deste ano já iremos trabalhar pela edição de 2018”, afirmou.

O Caixa da Prefeitura está zerado. O próprio secretário municipal da Fazenda, Jéferson Passos, em entrevista na semana passada, havia dito que “Não há dinheiro, não há recursos próprios para bancar a festa” e as únicas alternativas seriam a participação da iniciativa privada ou o envio de emendas parlamentares.

Texto atualizado às 18h40