Ex-presidente do PT e da Petrobras, José Eduardo Dutra morre em Belo Horizonte vítima de câncer
O ex-senador por Sergipe José Eduardo Dutra (PT-SE), 58 anos, faleceu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte (MG), vítima de um câncer. O corpo será velado e cremado na capital mineira nesta segunda-feira (5).
Dutra presidiu o PT entre 2010 e 2012, e comandou a Petrobras de 2003 a 2005 no governo Lula. O ex-dirigente petista foi ainda um dos coordenadores da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010.
Natural do Rio de Janeiro, Eduardo Dutra era formado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e trabalhou como geólogo na Petrobras e na Companhia vale do Rio Doce, onde foi eleito "Geólogo do Ano" em 1988 pela Associação dos Geólogos de Sergipe.
Dutra foi ainda dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre 1988 e 1990 e comandou o Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 a 1994, antes de iniciar sua trajetória política ao se eleger senador por Sergipe em 1994. Atualmente era o primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).
Lava Jato
Na semana passada, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, autorizou o depoimento de José Eduardo Dutra à Polícia federal (PF) como parte das investigações da Operação Lava Jato.