Edvaldo e Valadares disputam 2º turno em Aracaju
A eleição para prefeito na capital sergipana só vai ser decidida no 2º Turno. A disputa ficou entre o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), que obteve 99.815 votos (38,76%) e o deputado federal Valadares Filho (PSB) que obteve 98.071 votos (38,09%). Edvaldo venceu o 1º turno com uma diferença de 1.744 votos. O atual prefeito, João Alves Filho, ficou na terceira colocação com 25.715 votos (9,99%). O que chamou a atenção foi o número de abstenções, que ficou em 71.646 (18,04%).
Ao avaliar o resultado das urnas, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira disse que desde o início a expectativa era de que a eleição só se decidisse no segundo turno, em decorrência da disputa pela Prefeitura de Aracaju ter três candidatos fortes. “Vamos vencer esta eleição. O importante é chegar em primeiro lugar. Agora vamos manter e ampliar essa vantagem”, destacou o ex-prefeito, acrescentando que já começou a dialogar com alguns partidos e vai conversar com os candidatos que saíram derrotados.
“A ideia é conversar com os candidatos e buscar os votos desses candidatos. Vamos ganhar essa eleição com uma boa margem de votos. Agora o eleitor vai ver quem tem ideias e propostas. A população vai ver quem tem condições de administrar Aracaju. Ela vai ver que não pode dar um cheque em branco ou viver uma aventura”, ressaltou Edvaldo Nogueira.
O deputado federal Valadares Filho (PSB) disse que vai ouvir os partidos aliados para depois buscar novos apoios para sua candidatura. Ele disse que a estratégia para o segundo turno é continuar apresentando o projeto voltado para melhorar a vida das pessoas. No que se refere a busca de um possível apoio do vereador Dr. Emerson (Rede), que estava na disputa para prefeito e obteve 23.190 votos (9,01%), Valadares disse que é um amigo e tem muita admiração por ele.
Valadares Filho também questionou pesquisas realizadas por institutos de outros estados e disse que é preciso repensar este tipo de avaliação. Ele agradeceu aos aracajuanos a voração obtida e disse estar muito feliz com o resultado. “Ainda não vencemos nada. Meu muito obrigado do fundo do coração aos aracajuanos que confiaram em mim”.
Candidatos
Edvaldo Nogueira (PCdoB), tem 51 anos, e tenta administrar a cidade pela terceira vez. Ele já foi vereador e vice-prefeito, por dois mandatos seguidos. A sua vice-prefeita é Eliane Aquino (PT), viúva do ex-governador Marcelo Déda.
Já Valadares Filho (PSB) tem 35 anos e está no terceiro mandato de deputado federal. O seu candidato a vice na sua chapa é o deputado estadual Pastor Antônio dos Santos (PSC). Em 2012, Valadares concorreu à Prefeitura de Aracaju apoio pelo seu atual adversário – Edvaldo Nogueira. Naquele pleito foi ficou em segundo lugar e foi derrotado pelo atual prefeito João Alves Filho (DEM).