Deputado Iran Barbosa deixa o PT e assina filiação ao Psol
Da redação, AJN1
Após duas décadas defendo a cor vermelha do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Iran Barbosa assinou sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade, o Psol, mantendo seu viés de esquerda, agora na cor amarela. A solenidade de posse ocorreu no noite dessa segunda-feira (28), no complexo esportivo Cotinguiba, em Aracaju, e contou com a participação de líderes de ambos os partidos co-irmãos.
“Quero agradecer a recepção calorosa que recebi, na noite de ontem, dos camaradas do Psol, durante a minha filiação ao partido. Agradeço, também, aos dirigentes e militantes do PT, que compareceram àquela bonita solenidade, numa verdadeira demonstração de que compreendem que o momento é de somarmos forças para fortalecer a esquerda sergipana!”, disse ele em suas redes sociais.
Breve biografia
Iran Barbosa nasceu em Aracaju (SE). Cursou a Educação Básica no Centro Educacional Presidente Vargas e ingressou na Universidade Federal de Sergipe, no ano de 1984, aos 17 anos, onde formou-se em Licenciatura Plena em História, em 1988. No ano seguinte, retornou aos bancos da UFS e, em 1992, colou grau como bacharel em Direito.
Em 1988, foi aprovado em 1° lugar no Concurso Público para Professor de História da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e, em 2002, passa a ocupar, também, o Cargo de Professor de História na Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. Iran também foi Professor Substituto da antiga Escola Técnica Federal de Sergipe e do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.
Tornou-se vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) em 1995. Em 1998, assumiu a presidência do Sindicato, sendo reeleito em 2001. Também dirigiu a CUT-SE e, entre os anos de 2002 e 2005, foi eleito para a Direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE.
Em 2004, Iran disputou, pelo Partido dos Trabalhadores, uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju e foi o segundo candidato mais bem votado para Vereador da capital sergipana.
Em 2006, Iran Barbosa foi eleito Deputado Federal, tendo sido o único Parlamentar Federal de Sergipe a representar o PT no Congresso Nacional entre os anos de 2007 e 2010.
Por um curto período de tempo, em 2011, o Professor Iran foi o primeiro Secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania de Sergipe.
Em 2012, Iran Barbosa foi eleito, mais uma vez, Vereador em Aracaju, na condição de candidato mais bem votado nas eleições proporcionais municipais daquele ano.
Nas eleições municipais de 2016, Iran Barbosa foi reeleito Vereador, mais uma vez como o mais votado da capital, com 8.809 votos.
No pleito eleitoral de 2018, Iran disputou uma vaga para a Assembleia Legislativa de Sergipe e conquistou o voto de 28.961 sergipanos, sendo eleito como o oitavo deputado estadual mais bem votado e o primeiro do PT.