Bandeira de Mello é empossado novo procurador geral do MP de Contas

O novo procurador geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello tomou posse na manhã desta terça-feira (1º), em solenidade no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). Ele ficará à frente para o biênio 2016/17, sucedendo o procurador Sérgio Monte Alegre.

 

Em seu discurso, Bandeira de Melo conclamou às autoridades sergipanas a buscarem meios de contornar a crise vivenciada pelo país.

 

"Se o Estado é quem tem mais meios à sua disposição; se o Estado é quem tem a maior capacidade de intervenção; se o Estado pode manejar poderes que beiram o irrestrito; se os fins da gestão pública são os mais nobres; se os servidores públicos devem ser aqueles vocacionados e preparados para alcançar fins de interesse público; Por que há tantos problemas?".

 

Para ele, a principal função dos órgãos de controle, como Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas não é punir, mas sim aperfeiçoar a atuação, a gestão dos entes controlados. "O controle pode utilizar estratégias de prevenção para que a irregularidade não aconteça – enfatizando o lado pedagógico, com a preparação dos gestores para os desafios da Administração Pública", observou.

 

De acordo com Clóvis Barbosa, "o Dr. João Augusto, que já foi por duas vezes procurador geral, é um homem que tem muito conhecimento, expertise sobre o Tribunal, que tem dado uma contribuição extraordinária e que mais uma vez vai cumprir as tarefas com muita dedicação", avaliou.

 

Procurador geral nos dois biênios anteriores, Sérgio Monte Alegre salientou que Bandeira de Mello "se encontra equipado para dar continuidade à tarefa constitucional do MP de Contas: "O Dr. João Augusto é possuidor de inegáveis conhecimentos jurídicos, reúne todos requisitos para ser o timoneiro desta nave".

 

Com informações da Ascom/TCE