Assembleia Legislativa de Sergipe lança edital para implantação de TV aberta
Na última sexta-feira (7), a Assembleia Legislativa de Sergipe lançou o edital de licitação para aquisição de um Sistema de Transmissão de Televisão Digital Terrestre para a implantação da primeira Televisão Legislativa do Estado de Sergipe (TV Alese), incluindo: instalação, ativação e treinamento.
O objetivo da da TV Alese em canal aberto é garantir ao povo sergipano, e ao parlamento, modernidade e transparência, além de proporcionar à população o poder de exercer uma função mais fiscalizadora sobre os atos dos seus parlamentares.
De acordo com Benildon Santana, coordenador técnico da AL, o sinal aberto será através do canal 48 em TV digital e funcionará pelo sistema de multiprogramação, que permite a transmissão de até quatro programações simultâneas, onde haverá a inclusão das TVs Senado, TV Câmara Federal e TV Câmara Municipal, de forma simultânea.
Ele ainda explicou que, quem ainda usa TV analógica, precisará utilizar um equipamento conversor chamado set-top box (STB) ou power box. “O processo para implantação está em fase inicial e deverá ser concluído até o final deste ano e a elaboração do projeto técnico, de responsabilidade do Senado Federal, já está em fase avançada”, disse Benildon.
Para Marcos Aurélio, diretor de comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, o edital é fundamental, do ponto de vista da administração pública. “Uma vitória para Sergipe”. A partir de agora os fornecedores desses equipamentos irão apresentar suas propostas e no dia 31 de agosto acontecerá o pregão eletrônico. De posse do resultado, abre-se o prazo para questionamentos junto ao fornecedor, finalizando, a Assembleia Legislativa estará apta à compra dos equipamentos, explicou.
Marcos Aurélio disse ainda que a AL está construindo parcerias com outros órgãos. “Além da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sergipe, vamos construir parcerias com o Poder Judiciário e Ministério Público, para que esse canal seja utilizado para divulgar suas ações. Isso é um marco histórico na comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe”, finalizou Marcos Aurélio.
Valer ressaltar que o Acordo de Cooperação Técnica entre Senado Federal e Assembleia Legislativa de Sergipe, prevê ainda uma rádio FM, que deverá ter seu projeto iniciado no início do próximo ano.
Com informações da Alese