Preso na Bahia homem condenado por homicídio em Aracaju
Uma ação conjunta das equipes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e do gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP) resultou na prisão de Uelton Araújo Santos, o “Galego”, 32. A prisão aconteceu na madrugada desta segunda-feira no bairro Bangalô na cidade baiana de Alagoinhas. Uelton, que é condenado, pelo crime de homicídio, a seis anos e seis meses de prisão em regime semiaberto, estava com preventiva decretada pela 8ª Vara Criminal de Aracaju.
O crime que resultou na condenação do acusado aconteceu na madrugada do dia 11 de novembro de 2007, nas imediações de uma farmácia na avenida Monteiro Lobato no bairro Atalaia, em Aracaju. Consta na denúncia que antes do homicídio, Uelton estava em casa bebendo com a vítima, identificada como Valter Erundino de Santana Filho.
Em dado momento, quando retornava de uma lanchonete, onde foi comprar bebidas, o acusado passou a discutir com Erundido, passando a questioná-lo sobre o sumiço de um valor em dinheiro que estava guardado em casa. Os ânimos se exaltaram e os dois travaram luta corporal. Erundino estava com uma faca e tentou golpear o acusado, mas acabou desarmardo. Com isso, Uelton desferiu vários golpes contra a vítima, que teve morte no local.
O acusado foi indiciado por homicídio simples e condenado a seis anos e seis meses de reclusão em regime fechado. No entanto, ele recorreu da sentença, que foi reformulada e o regime para o cumprimento da pena passou a ser em regime semiaberto.
Com o auxílio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), o DHPP descobriu que Uelton estava residindo na Bahia e na madrugada de hoje efetuaram a prisão. O acusado permanece recolhido na carceragem de uma das delegacias da capital