PF indicia 30 na conclusão do 1º inquérito da operação Acesso Negado

Trinta pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal em Sergipe na conclusão do primeiro dos inquéritos decorrentes da Operação Acesso Negado, que investiga o desvio de verbas públicas em municípios de Sergipe através da contratação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Osip).

De acordo com a PF, o procedimento encerrado é relacionado ao município de Canindé do São Francisco, no sertão sergipano. As investigações constataram irregularidades na parceria firmada entre a municipalidade e a entidade do terceiro setor, seguida de contratação direta de pessoas físicas e jurídicas pertencentes ao grupo em processos de inexigibilidade de licitação fraudulentos, com desvio de valores.

As ações da Operação Acesso Negado ocorreu em cinco fases, deflagradas entre 2015 e 2019. Os indiciados foram imputados os crimes de desvio de verbas públicas, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, participação em organização criminosa e obstrução de justiça. O relatório foi apresentado à Justiça Federal e está à disposição do Ministério Público Federal (MPF/SE).

*Com informações PF