Operação Ficus termina com três mortos e três presos em Itabaiana

Da redação, AJN1

A operação “Ficus”, deflagrada nesta terça-feira (9) pelas equipes das polícias Civil e Militar terminou com as mortes de Diego de Jesus – investigado por latrocínio e tráfico de drogas -, Cleiton Josué Feliciano dos Santos, o “Cheirinho” – que teria envolvimento no roubo de motocicletas e tráfico de drogas -, e Yan Tieres da Conceição Santos – suspeito de tráfico de drogas e roubo de motocicletas – que teriam reagido as abordagens e entraram em confronto com os policiais.

Foram presos ainda Vanessa Lima Santos Goes – que tem passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas -, Raydijane de Araújo Oliveira – que chegou a ser presa em 2017 acusada de integrar uma organização criminosa de São Paulo -, e Roque dos Santos. De acordo com a polícia, o trio não integra o grupo que foi desarticulado na operação. Além disso, foram apreendidas duas escopetas, três revólveres, balança, maconha, cocaína e crack, aparelhos celulares e dinheiro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ação integrada teve como objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas na região de Itabaiana. As investigações que desencadearam na operação foram coordenadas pelo delegado Khertton Rafael, do setor de narcóticos da Regional de Itabaiana. “Foram cinco meses de investigação apurando o tráfico de drogas na localidade, assim como roubos que tinham como objetivo angariar fundos para o tráfico e também a constituição de um grupo criminoso na localidade”, detalhou o delegado.

Além da equipe da Delegacia Regional de Itabaiana, participaram da ação, o 3º Batalhão de Polícia Militar BPM), que contaram com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães).

Ficus

O nome da operação faz uma alusão a uma planta que possui uma raiz agressiva, que, ao procurar água para a sobrevivência, causa danos urbanos em construções.

*Com informações SSP