Operação ‘Faroeste Caboclo’ termina com 13 presos e três mortos

Treze suspeitos de integrar um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas  na região agreste de Sergipe foram presos durante a operação Faroeste Cabloco, deflagrada na manhã desta sexta-feira (5), por equipes das polícias Civil e Militar. A ação aconteceu nas cidades de São Domingos, Macambira e Campo do Brito, e outros três homens acabaram mortos em confronto com a polícia.

Foram apreendidos ainda três motocicletas, com suspeitas de serem usadas no transporte de drogas; 34 pedras de substância semelhante ao crack; 105 gramas de porção ainda pura de substância semelhante ao crack; 20 pinos de substância semelhante à cocaína; 250 gramas de porção ainda pura de substância semelhante à cocaína; 10 papelotes de substância semelhante à maconha; além de dezenas de outros insumos para a venda de drogas.

As investigações apontaram a venda das drogas em Itabaiana, Lagarto, Frei Paulo, Ribeirópolis e Nossa Senhora da Glória. A operação é fruto do trabalho conjunto entre as Delegacias de Campo do Brito, Macambira e São Domingos e da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O Grupamento Tático Aéreo (GTA) atuou com o objetivo de evitar fugas dos suspeitos ao cerco policial.

De acordo com levantamentos da polícia, o grupo distribuía drogas em Itabaiana, Lagarto, Frei Paulo, Ribeirópolis e Nossa Senhora da Glória. O delegado Wilkson Vasco informou que foram obtidos  três vídeos com investigados ostentando armas de fogo. Em um deles, um dos suspeitos aparece efetuando disparos para o alto. O vídeo chegou a ser usado pelo criminoso como forma de intimidar e mostra a sua determinação em cumprir com ameaças e vingar a morte de um dos comparsas, assassinado por um grupo rival na disputa pelo ponto de drogas.

Com o avanço das investigações e a intensificação de ações de  combate às ações criminosas realizadas pelas polícias, Civil e Militar, os investigadores descobriram que uma localidade conhecida por “Serra”, no conjunto Albano Franco, em São Domingos, vinha servindo de reduto para a organização criminosa. Conforme denúncias, o grupo aterrorizava o local ameaçando moradores, que eram vítimas de coação e extorsão.

Uma mulher presa na operação desta sexta-feira tem passagem criminal por homicídio e tráfico de drogas, estando em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica pelo último crime. Já um dos homens possui passagem criminal por tráfico de drogas.

Operação conjunta

A ação policial também conta com a participação da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Superintendência da Polícia Civil (Supci), Grupamento Operacional Especial (GOE), Companhia Independente de Operações em Área de Caatinga (Ciopac), Delegacias de Itabaiana, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, Lagarto, Simão Dias, Maruim, Laranjeiras, Carira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora da Glória, Frei Paulo, Areia Branca, Ilha das Flores, Brejo Grande, Pacatuba, Malhada dos Bois, Cedro de São João, São Francisco e Estância, Grupamento de Operações com Cães (GOC – Guarda Municipal de Aracaju).

*Com informações SSP