Operação da PC desarticula grupo que aplicava golpes com cartões clonados
Da redação, AJN1
Treze pessoas foram presas durante a “Operação Ostentação” deflagrada na manhã de hoje (15) por equipes várias unidades da Polícia Civil, coordenadas pela diretora do Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria (DDCP). Dentre os presos, que são suspeitos de clonar cartões e utilizá-los para aplicar golpes no comércio estão familiares de um empresário.
As prisões aconteceram nos bairros Coroa do Meio, Sol Nascente, Farolândia, Industrial, Orlando Dantas e JK, em Aracaju, e nas cidades de Boquim e Paripiranga (BA). Além disso foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão, um deles em Pedrinhas.
A operação é resultado de seis meses de investigação do Departamento de Defraudações em parceria com a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol). A delegada Rosana Freitas explicou que o nome “Ostentação” faz referência a forma de vida de luxo que os acusados levavam com gastos pagos através de cartões clonados.
Pelo que ficou esclarecido até o momento, a ação dos suspeitos teria gerado um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão em pessoas físicas e também no comércio. “Era uma rede que vinha lesando particulares e comerciantes”, explicou a delegada, acrescentando que os acusados clonavam cartões de pessoas que tinham o nome “limpo” e passavam a efetuar compras em restaurantes e lojas. Em alguns casos, eles conseguiam, através de acerto prévio com o estabelecimento comercial, substituir a compra por saques em dinheiro, mediante o pagamento de uma porcentagem sobre o valor solicitado.
Rosana Freitas preferiu não antecipar os nomes dos envolvidos. “Ainda temos que ouvir os presos e fatos novos poderão surgir”. Além das prisões, as equipes da PC recolheram vários documentos no cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Durante as buscas também foi apreendido uma escopeta calibre 12. Detalhes da operação serão apresentados em coletiva à imprensa que acontece amanhã (16) na Sala de Imprensa da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).