Mendonça Prado confirma saída da Secretaria de Estado da Segurança Pública
Da redação, Joângelo Custódio
O secretário de Estado da Segurança Pública e ex-deputado federal Mendonça Prado, confirmou nesta terça-feira (16), que está deixando a pasta. Mendonça esteve reunido com o governador Jackson Barreto na manhã de hoje para formalizar o afastamento. Com a saída de Mendonça, quem deve comandar o posto, como fora adiantado com exclusividade pela AJN1, é o delegado da Polícia Civil João Batista dos Santos.
Ainda não se sabe se Mendonça vai ocupar outro cargo no famigerado primeiro escalão do governo, mesmo diante da iminência dança das cadeiras do secretariado, que deve ocorrer em breve.
"Informo que estou deixando a Secretaria da Segurança Pública de Sergipe. Portanto, quero agradecer a todos que fazem a SSP, profissionais altamente qualificados, que sempre serão destinatários do meu respeito e atenção especial. A todos os policiais civis, militares, bombeiros, peritos e demais servidores da segurança, os meus mais sinceros agradecimentos”, escreveu Mendonça numa rede social.
Segundo informações repassadas por fontes da SSP, o que pesou para a saída de Mendonça foi a relação de animosidade que existia entre ele e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, que também deve ser substituído nos próximos dias.
O clima adverso entre os dois refletiu na caricatura da segurança pública nos dias atuais: aumento desenfreado da criminalidade, marcando Sergipe nas tenebrosas páginas policiais. E a conversa chegou aos ouvidos do governador, que repeliu seus comandados e deu um prazo para que o nó desenrolasse, fato que não ocorreu.
Mendonça, que é advogado, tomou posse na SSP no dia 3 de fevereiro de 2015, há pouco mais de um ano, e na época, se comprometeu em fazer uma operação intensiva de combate ao crime durante 100 dias.
Coletiva
Às 8h desta quarta-feira (17), nas futuras instalações do Instituto de Identificação de Sergipe, situado à rua Basílio Rocha, bairro Siqueira Campos, Mendonça vai conceder entrevista coletiva para detalhar sua saída e fazer um balanço de sua gestão.