Lavrador é preso em flagrante por maus tratos a animais

Da redação, AJN1

Denúncias anônimas levaram a equipe da Delegacia de Malhador a prender em flagrante um lavrador de 64 anos acusado de maus tratos a animais. Ele mantinha oito cães em um cubículo gradeado, cheio de fezes apodrecidas, sem alimentação e água, de um sítio localizado no povoado Serra.

“Chegou a informação de que havia esses cachorros famintos e sedentos presos nesse cubículo, em um sítio no povoado Serra, sendo eles de responsabilidade de um homem, que passava uma vez por semana e jogava pela grade uma lavagem para eles se alimentarem”, explicou a delegada Clarissa Lobo.

Na terça-feira (6), os policiais foram até a localidade verificar a procedência da denúncia e se depararam com uma cena desumana. Os animais trancados em um local de tamanho reduzido, cheio de fezes, sem comida e água. A equipe da Delegacia de Malhador providenciou comida e água. “A cena era de cortar o coração de qualquer um, os animais desesperados pelos potes de comida que colocamos”, revelou o policial civil Emerson Carvalho.

Ontem, os policiais retornaram a propriedade e o cenário era o mesmo. O suspeito foi localizado e preso. Ao ser interrogado, o acusado se portou como se o ato praticado não fosse uma conduta criminosa. “Infelizmente as pessoas ainda não compreendem que os animais são seres sensíveis, que sofrem fome, sede e angústia e aquela situação em que estavam esses cães era de uma crueldade absurda”, citou a delegada.

Clarissa Lobo relembrou que a nova lei de crimes ambientais aumentou a penalidade para esse tipo de crime. “A lei foi recentemente alterada justamente para recrudescer a punição e servir como medida educativa para o ser humano que maltrata os animais”, asseverou a delegada. O homem foi levado à Delegacia Regional de Itabaiana, onde aguardará a análise judicial do procedimento lavrado.

*Com informações SSP