Foragido do presídio de Glória é morto durante troca de tiros com a polícia
Da redação, AJN1
Dois foragidos do Presídio Regional Senador Leite Neto (Preslen), localizado na cidade de Nossa Senhora da Glória, foram recapturados na manhã desta quinta-feira (12), pela Polícia Civil. José Acácio Andrade dos Santos e Breno Messias Cruz dos Santos estavam escondidos numa propriedade rural no município de Carira, região Agreste.
Segundo informações do assessor de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública, Renato Nogueira, a polícia só conseguiu pôr as mãos nos foragidos depois de analisar uma denúncia anônima, feita através do 181. A Coordenadoria de Polícia do Interior, ao lado do Grupo Especial de Repressão e Buscas (Gerb) da Polícia Civil, começou a investigar a informação e traçou a ação do cerco policial.
Ao adentrarem na propriedade, os policiais deram voz de prisão à dupla. Um deles, José Acácio Andrade dos Santos, resolveu, de imediato, se entregar e deitou no chão. No entanto, Breno Messias Cruz dos Santos reagiu e trocou tiros com a polícia. Ele foi baleado e conduzido pelos policiais ao hospital regional de Itabaiana, mas não resistiu e morreu na unidade hospitalar.
Fuga
Foram 20 detentos que zarparam no último dia 21 de agosto do Preslen, durante rebelião que culminou na morte de um agente penitenciário, além de deixar outros dois feridos. A rebelião escancarou para à sociedade a fragilidade do sistema prisional do Estado. A própria categoria dos agentes prisionais já havia denunciado as condições precárias do sistema e da iminência de fugas.
14 recapturados
Até agora, a polícia conseguiu recuperar 14, seriam 15 se Breno estivesse vivo. São eles: José Acácio, preso hoje em Carira, Uarlhes Leal Campos e Alessandro Cavalcante, presos em Pernambuco; Jhonathan também preso em Pernambuco; Diarlisson Santana dos Santos, se apresentou na sala do Delegado-Geral da Polícia Civil; Marcelo dos Santos, 20 anos, foi encontrado no bairro Queimadas, região periférica de Itabaiana; Erick Ferreira, localizado no conjunto Médici, zona Sul da Capital; Ariel Moreira Bezerra, 20 anos, encontrado no bairro Santos Dumont, também em Aracaju; Jorge Valber Martiliano dos Santos, 27 anos, que se apresentou na Delegacia de Feira Nova (SE), Everton Justino Silva Júnior, 26 anos, recapturado no povoado Junqueiro, em Nossa Senhora das Dores (SE); Josinaldo da Purificação Santos, preso escondido no município de Areia Branca; Rosival dos Santos Oliveira e Carisvaldo Ribeiro Ramos, presos na cidade baiana de Lauro de Freitas.