Dois homens são presos e PF apreende serpentes e animais exóticos

Da redação, AJN1

Equipes da Polícia Federal em Sergipe, com o apoio de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizaram na manhã desta segunda-feira (27) a operação Rattus, que teve como foco reprimir o comércio ilegal e o cativeiro clandestino de animais silvestres e exóticos.

Dois homens, sendo um de São Paulo, de 40 anos, e outro de Sergipe, de 27 anos, foram presos. Na ação foram apreendidas 17 serpentes, uma coruja, dois lagartos e dois jabutis. Além de uma moto com a placa adulterada.

Segundo a PF, a operação é resultado de investigações que estão em andamento e foi desencadeada para o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal.

No imóvel de um dos investigados, um homem de 40 anos, foram encontrados quatro serpentes, dois lagartos e dois jabutis. Além de uma estrutura improvisada para manter os bichos em cativeiro. O suspeito foi encaminhado à sede da PF e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Em seguida foi liberado para responder pelo crime em liberdade.

Em outro local, foi preso um sergipano de 27 anos. Na residência dele foram encontradas 13 serpentes e uma coruja. Além disso, foi apreendido uma moto com a placa adulterada. Ele foi levado à delegacia e autuado pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Além disso, vai responder pelo crime ambiental.

O nome da operação faz referência à forma com que um dos investigados se identificava nas redes sociais. Os animais recolhidos, que não apresentavam sinais de maus-tratos, foram entregues ao Ibama para as providências necessárias.

*Com informações Ascom PF