Detentos são pegos com facas e aparelhos celulares no presídio de São Cristóvão

Da redação AJN1

 

Os agentes do Complexo Penitenciário Manuel Carvalho Neto (Copencam), localizado em São Cristóvão, fizeram uma vistoria ontem (4), na Ala B do presídio e encontraram drogas, armas brancas, carregadores e telefones celulares em posse dos detentos.

 

Ao examinar os celulares, os agentes visualizaram fotos e vídeos [veja o vídeo] dos presidiários exibindo as armas e danificando os vergalhões da estrutura do Copencam para serem utilizados como "chuchos", objeto cortante ou perfurante improvisado.

 

“Enquanto ‘tiver’ ferro na cadeia ‘nóis’ ‘arranca’ ela todinha, vagabundo, até embaixo”, fala um dos detentos na gravação.

 

Para o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen), Luciano Nery, o presídio não tem sistema de monitoramento de câmeras e é inevitável a entrada desses objetos. “Pessoas de fora jogam os o que os detentos querem pelo muro, já que as guaritas estão desativadas”.

 

Atualmente, existem no presídio 2700 detentos, mas a capacidade é de apenas 800. “Mais que o triplo. O Copencam está superlotado, é um absurdo”, disse Nery estupefato.

 

Sejuc

 

A reportagem da AJN1 não conseguiu entrar em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça para se pronunciar sobre o assunto.