Detento do Copecam está com meningite, afirma secretário de Estado da Justiça

Da redação, Joângelo Custódio

 

O secretário de Estado da Justiça, Antônio Hora, confirmou na tarde desta quarta-feira (18), que um detento do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copecam), localizado em São Cristóvão, está de fato, com meningite, doença altamente contagiosa.

 

De acordo com o secretário, o preso, identificado como Oseias, foi transferido do Cadeião do município de Socorro e chegou ontem (17) ao Copecam com visíveis problemas de saúde, sendo transferido ao hospital João Alves e confirmada a doença.

 

“Ele já havia tido um surto no domingo, chegando a desmaiar. É um preso que deu entrada no sistema prisional com uma série de problemas de saúde e ontem foi diagnosticado com meningite e está internado no hospital João Alves. Hoje ele recebeu o alvará de soltura para deixar a prisão por enquanto”, revelou o gestor.

 

Ainda segundo ele, não há perigo de surto no Copecam. “Nós temos uma coordenação de saúde do sistema prisional e já tomamos providências aos órgãos de saúde, no sentido de fazermos todos os procedimentos para resguardar todos os demais que tiveram contato com esse preso. Volto a informar que ele é recente naquela unidade. Todas as medidas necessárias já foram tomadas para não transmitir doença para os demais e não haver surto de meningite. Não temos outros presos com a meningite”, reafirmou.

 

Meningite

 

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. Há dois tipos de meningite: virais e bacterianas.