Cai em 35,09% o número de homicídios em Sergipe, menor índice após 20 meses

Da redação, AJN1

 

Em maio deste ano, houve uma redução de 35,09% em relação à incidência de homicídios em Sergipe, o menor resultado em 20 meses. Os números foram divulgados hoje (2) peça Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Em comparação ao mesmo período do ano anterior, foram 114 casos contabilizados e 74 no mesmo período deste ano.

 

Segundo o coordenador da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da SSP (Ceacrim), Sidney Teles, em Aracaju, a queda chega a 55%; já nas cidades do interior, a redução chega a 24,32% somente neste mês de maio de 2016.

 

Presente durante a solenidade, o secretário da SSP, João Batista, disse estar satisfeito com a redução dos homicídios.

 

“Ficamos felizes com essa redução, embora apesar do resultado positivo no mês de maio, sabemos que os números ainda são altos, mas os esforços vão continuar, tanto por parte da Polícia Civil quanto Militar, no sentido de reduzir esses índices. Ainda não sabemos se os números são tendências ou reflexos do planejamento que vem sendo montado baseado na análise sistemática dos dados de homicídios praticados no Estado, mas é importante frisar que o nosso grande desafio é tentar diminuir esses números, para que possamos dar uma resposta rápida para esse tipo de evento”, destacou João Batista.

 

Reduções consecutivas

 

A SSP diz ainda que houve reduções consecutivas mês a mês em 2016, em todo o Estado, chegando a 23,71% de abril a maio. Conforme o relatório, houve reduções de 0,86% (janeiro a fevereiro), 3,48% (fevereiro a março) e 12,61% (março a abril). Em relação aos homicídios em Aracaju e interior de Sergipe, na capital, entre abril e maio de 2016, a queda é de 45,45%.

 

Interior

 

Em relação às cidades do interior do Estado cuja taxa de homicídios era quase sempre alta, a exemplo de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância e Lagarto, os números alcançam a marca de 12,50% de diminuição.

 

“Na Barra dos Coqueiros, não foi contabilizado nenhum homicídio. Em Nossa Senhora do Socorro – que teve 13 homicídios em abril – houve o registro de apenas três nesse mesmo período. Itabaiana apresentou o menor índice de mortes em maio deste ano, computando sete pessoas vítimas de homicídios. Já as cidades de Estância e Lagarto verificaram duas ocorrências desse tipo de delito”, explicou Sidney Teles.

 

Santa Maria 

 

Para a SSP, o dado positivo em Aracaju está no bairro Santa Maria e Conjunto 17 de Março, pois, apesar da ação dos criminosos, a polícia reduziu a taxa de crimes violentos. No mês de maio, foram dois homicídios praticados na região, uma redução em comparação ao mês de fevereiro, que contabilizou 13 homicídios.

 

“Assim que assumimos, recebemos a determinação do próprio governador Jackson Barreto, para a redução dos índices de violência que vinha crescente. Apesar do trabalho difícil, temos procurado, em parceria com a Polícia Militar, trabalhar de forma dura e integrada nessas localidades que correspondem a um maior número de homicídios, caso do bairro Santa Maria e Conjunto 17 de Março que foram alvos de uma operação desencadeada na última terça-feira e que resultou na prisão de 17 pessoas e na apreensão de adolescentes, de armas de fogo e drogas”, explicou o delegado.