44 mandados de prisão são cumpridos em dois dias da Operação Brasil Integrado

Sergipe participou da 9ª edição da Operação Brasil Integrado – “Proteção à Vida”, ocorrido nos dias 16 e 17 deste mês de dezembro. Como resultado da ação conjunta entre as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Aracaju e Polícia Rodoviária Federal foram cumpridos 44 mandados de prisão, referentes a homicídio, lesão corporal, entre outros crimes; 28 pessoas foram presas em flagrante;  três adolescentes foram apreendidos; 2.928 pessoas e 1976 veículos abordados; além de apreendidas sete armas de fogo, entre revólveres e pistolas.

 

Nesta edição, em Sergipe, a medida que possibilitou a execução de uma maior quantidade de mandados de prisão que em edições anteriores, foi a execução dos documentos nos presídios locais. O trabalho investigativo de diagnóstico serviu para manter sob cárcere, por um maior tempo, indivíduos que praticam repetidas vezes crimes contra a sociedade sergipana.

 

Foram cumpridos nessa quinta-feira, 17, nas instalações do Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza, em Tobias Barreto, do Complexo Penitenciário Dr Manoel Carvalho Neto, em São Cristóvão, do Presídio Feminino  e do Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho, localizados em Aracaju, 27 mandados dos 44 totalizados durante a execução do 'Brasil Integrado'.

 

A operação coordenada pelo Ministério da Justiça, teve início às 00h da última quarta-feira, 16, e se estendeu durante todo o dia 17. Com o foco da operação voltado para a proteção à vida das pessoas, as equipes atuaram desencadeando ações relacionadas ao cometimento de crimes violentos letais intencionais, bem como tráfico de drogas, porte de armas, violência doméstica e ameaças contra a vida. Neste sentido, coube aos órgãos envolvidos o cumprimento de mandados de busca e apreensão, de prisão; além da intensificação do patrulhamento e utilização de barreiras policiais.

 

Os dados acima apontados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) revelam as ações de presença de 597 servidores, empregados nos dois dias do projeto.

 

A intenção do governo federal é perenizar o processo de integração entre as polícias Militar, Civil, Rodoviária, Federal e outros órgãos. Nesta edição pactuaram os seguintes Estados, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além do Distrito Federal. As ações foram coordenadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), órgãos federais envolvidos e as Secretarias de Segurança dos Estados.

 

Fonte: SSP