Trem descarrila em Taiwan e deixa dezenas de mortos e feridos
Um trem expresso de Taiwan com quase 500 pessoas a bordo descarrilou em um túnel hoje na cidade de Hualien, matando pelo menos 48 passageiros e ferindo 66 no pior desastre ferroviário da ilha em quase quatro décadas.
Imagens da cena mostraram vagões no túnel destruídos pelo impacto, com outros amassados, o que dificulta os esforços dos socorristas para alcançar os passageiros. Não há relatos de pessoas ainda presas nas ferragens.
O trem, que partiu da capital Taipei com destino à cidade de Taitung, saiu dos trilhos depois de, aparentemente, colidir em um caminhão perto da cidade Hualien. O maquinista morreu no acidente.
A Agência Central de Notícias oficial disse que a suspeita é de que o veículo, que estaria em um canteiro de obras, deslizou para os trilhos. A polícia levou o motorista do caminhão para interrogatório.
O corpo de bombeiros mostrou uma foto do que parecia ser os destroços do caminhão ao lado do trem descarrilado, com uma imagem aérea de uma das extremidades do trem ainda nos trilhos ao lado do canteiro de obras.
No local, o ministro dos Transportes, Lin Chia-lung, disse a repórteres que o trem transportava cerca de 490 pessoas. Muitos passageiros eram turistas e pessoas que voltavam para casa no início de um feriado.
A mídia de Taiwan disse que muitas pessoas estavam de pé e foram sacudidas pelo impacto do acidente.
“As pessoas simplesmente caíam umas sobre as outras”, disse uma mulher que sobreviveu ao acidente à televisão doméstica. “Foi assustador. Havia famílias inteiras lá.”
*Do Uol, com informações da agência Reuters.