Donald Trump é absolvido por senadores em processo de impeachment
Pouco antes das 18 horas (horário de Brasília) deste sábado (13), os senadores americanos absolveram o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump: em votação nominal, 43 votaram contra a condenação dele e 57 a favor, insuficiente para o impeachment. O Senado está hoje dividido entre 50 democratas e 50 republicanos e, para o impeachment, eram necessários ao menos 67 votos. A absolvição já era esperada justamente porque, para ser aprovado, o pedido de destituição tardia precisava contar com apoio de pelo menos 17 republicanos, partido de Trump.
Depois de uma confusão entre republicanos e democratas sobre a possibilidade de convocação de testemunhas, o que poderia adiar o julgamento do impeachment por dias, os políticos entraram em um acordo e o assunto foi encerrado neste sábado (13).
Trump foi acusado de incitar o ataque ao Capitólio do dia 6 de janeiro, quando uma multidão invadiu o prédio do Congresso americano e tentou impedir a sessão de certificação da vitória de Joe Biden. Se a opção fosse pela condenação, os parlamentares podiam impedir Trump de concorrer a cargos federais, o que o deixaria fora de nova disputa pela Casa Branca.