Pódio olímpico: dez atletas brasileiros com mais chance de trazer medalhas
Neymar, César Cielo, Jade Barbosa, Bruno Soares. Esses são alguns dos atletas brasileiros que marcaram presença em Olimpíadas passadas mas que não participarão dos Jogos de Tóquio em 2021. No lugar de figurinhas já carimbadas pelos torcedores, a delegação do Brasil que está na cerimônia de abertura de hoje (23) é majoritariamente composta por novos talentos, muitos deles ainda pouco conhecidos.
No total, serão 307 atletas brasileiros competindo em 35 modalidades diferentes, a maior delegação a ir para fora do país desde os jogos de Pequim em 2008, quando o time Brasil levou 277 desportistas para a China.
O acréscimo no número de atletas e a inclusão de novas modalidades olímpicas, como o surfe e o skate, podem ajudar o Brasil a se destacar mais do que em edições anteriores dos jogos.
De acordo com estimativa da Gracenote, empresa de pesquisa subsidiária da Nielsen, o time Brasil deve trazer de Tóquio 20 medalhas: 5 de ouro, 5 de prata e 10 de bronze, ficando na 17º posição mundial.
Na Olimpíada do Rio em 2016, há cinco anos, o Brasil conquistou 19 medalhas e ficou na 13º colocação mundial: foram 7 de ouros, 6 de pratas e 6 de bronzes. Para superar as 20 medalhas, meta do Comitê Olímpico do Brasil (COB), nomes estreantes como o do surfista Gabriel Medida e da skatista Pâmela Rosa são a grande aposta.
Fonte: Exame