Empresária inspira aspirantes e até veteranos nos negócios

Com muito trabalho e paciência, ela foi subindo os degraus do mundo corporativo, até chegar ao patamar que é hoje o Regina Delicatessesn, em Aracaju. A empresária Sônia Dantas aparece sempre muito sorridente e bem articulada ao falar de seu negócio. Sua rede é composta por duas unidades em Aracaju, uma no Bairro Luzia e outra no Jabotiana, com possibilidade de expandir para o interior do estado, mas antes ela diz que precisa se preparar. “Toda expansão requer muito estudo”, pondera. Por enquanto, Sônia se concentra em suas especialidades na capital, a exemplo do bolo de tapioca que ganhou destaque nacional num quadro do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga (Rede Globo). Sônia tornou-se referência de empreendedorismo em Sergipe e frequentemente é convidada para encontros com universitários e jovens empreendedores, a fim de debater e inspirar com seu case de sucesso na administração. Confira a conversa do Correio de Sergipe com Sônia Dantas:
Correio de Sergipe – Recentemente a Prefeitura de Aracaju mudou o sentido da Av. Nestor Sampaio, onde está uma de suas lojas. Afetou os negócios?
Sônia Dantas – A mudança no tráfego impactou a vida de todos os comerciantes do local. Houve redução acentuada nas vendas em todos os negócios. Basta caminhar um pouco e perguntar a todo mundo que negocia aqui na região. Acreditamos que não houve um planejamento, nem estudo, de viabilidade técnica para sustentar a mudança. Acreditamos também que a via de mão dupla retornará, porque muita gente até já fechou as portas de seus comércios, desempregando pais e mães de família. A iniciativa foi desastrosa.
CS – E a pandemia da Covid-19, comprometeu o caixa?
SD – Graças a Deus, apesar da pandemia ter afetado as vendas, nós usamos estratégias aqui na Regina Delicatessen que fizeram com que não sentíssemos tanto o impacto das pessoas não saírem de casa. Criamos o ZAP DA REGINA, um modo rápido, fácil e prático de comprar na Regina sem sair de casa, recebendo os produtos com qualidade, higiene e segurança. Mas não tem sido um período fácil. Mas acreditamos que já estamos superando essa crise pandêmica e tudo voltará a ser como antes.
Correio de Sergipe: Regina Delicatessen é uma empresa consolidada em Aracaju. Como surgiu ?
Sônia Dantas: Na verdade, a Regina surgiu de um caminho de empreendimentos. Desde a banca no mercado, passando por um bar até chegar à primeira padaria no Bairro América. A partir dela, vieram outras padarias e concentramos os nossos esforços na Regina do Bairro Luzia. Nessa trajetória, foram seis padarias até chegarmos ao que temos hoje.
CS – Vocês empregam quantos, direta e indiretamente?
SD – A Regina Delicatessen tem no seu quadro de funcionários 64 pessoas que trabalham diretamente conosco. Não há como levantar especificamente quantas pessoas estão indiretamente ligadas ao nosso negócio, mas acreditamos que não são menos de 200 pessoas.
CS – Quais os serviços?
SD- A Regina Delicatessen é um negócio que congrega vários negócios. Trabalhamos com padaria, restaurante em três turnos (café, almoço e jantar), mercearia, delivery, buffet para eventos e barraca de comidas típicas, com uma produção própria inigualável no estado de Sergipe.
CS – E qual deles é a especialidade de vocês?
SD – Nossos produtos hoje são referência na culinária sergipana. Inclusive, um de nossos itens, o bolo de tapioca, já foi pauta de programa e TV em rede nacional. Participamos do programa de Ana Maria Braga. Produzimos bolos variados, biscoitos, pães, doces, salgados, tudo que uma padaria de ponta pode apresentar. O atual xodó da Regina Delicatessen é o biscoito da Dona Sônia. Quem experimenta leva na hora.
CS – Que dificuldades superaram para chegar onde vocês estão?
SD – Dificuldades são muitas encontradas pelo caminho. Desde a burocracia governamental que, muitas vezes, nos impede de dar passos mais acentuados, até crises econômicas que terminam desempregando muita gente, gerando quedas nas vendas. Mas superamos tudo com muito trabalho, dedicação.
CS – Faz planos de expandir para o interior?
SD – Há planos de expansão, mas ainda estamos definindo a melhor estratégia. Crescer requer preparo e estrutura. Precisamos fazer tudo com solidez para que o caminho seja o melhor a ser trilhado. Foi isso que aprendemos ao longo de todos esses anos.
CS – Quem é a Regina que dá nome ao negócio?
SD – O nome vem das minhas duas filhas, Carla Regina e Elis Regina. Além disso, Regina significa Rainha. Então, adotamos esse nome porque toda mulher deve se sentir uma rainha, independente de quem seja, da situação financeira ou status social.
CS – Que dica você deixa para quem pensa em empreender?
SD – Quem vai empreender precisa estar bem informado, conhecer o negócio e os clientes. Conhecimento é fundamental para obter resultados positivos. E se o empreendedor conseguir gerar propósito no negócio, ninguém segura. Ah, é preciso também saber que não é fácil o caminho, mas vale a pena.