Simpósio de Laranjeiras encerra com debates, apresentações e aula show de Silvério Pessoa

O XLI Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras encerrou suas atividades nesta sexta-feira (8). O evento abordou nesta edição o tema “Cultura Popular e Contemporaneidade: Memória Gestão e Diversidade” e este ano discutiu os movimentos das manifestações culturais e seus ajustes nos novos tempos, reunindo no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras, professores, especialistas, mestres e artistas.

 

A programação do Simpósio fechou com a escolha do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras de 2017 que será “Cantoria: da viola ao cordel”, definido em Plenária a partir de sugestões e votação aberta do público, e com uma aula show apresentada pelo músico Silvério Pessoa.

 

“Trabalho com a formação de há mais de dez anos, e sempre tracei essa relação da cultura popular com os diálogos contemporâneos. A minha geração reverencia a salvaguarda da cultura, mas não de uma forma engessada. Meu trabalho é híbrido, que mistura a música da Zona da Mata com a urbana, mostrando que a cultura é dinâmica”, contou o músico.

 

Já o professor espanhol da Universidade de Tarragona e do Museu Etnológico de Barcelona, Raul Sanfra Francés, apresentou sua pesquisa sobre as festas populares de raízes Mouras, que ocuparam a costa mediterrânea, e seus conflitos com os Cristãos. Por outra perspectiva, o professor da Faculdade Maurício de Nassau, Fernando Aguiar, debateu sobre o acesso a cultura como um dos meios de garantir os direitos em torno da diversidade.

 

Durante a manhã, também ocorreu o lançamento do “Selo Conexão Nordeste” com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha; do representante do Rio Grande do Norte, Aluízio Matias; de Pernambuco, Diego Santos; e do Ministério da Cultura, Carlos Henrique Chenaud. A marca irá identificar os projetos de intercâmbio cultural, entre os Estados da Região, realizados com financiamento público. Na sequencia também foi destacada a participação do 4º Fórum de Patrimônio e Festa, realizado pelo Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura da UFS.

 

 

Com ionformações da Secult