Orquestra Sinfônica apresenta ‘Festival Tchaikovsky’ no Atheneu

 

A Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência de seu diretor artístico maestro Guilherme Mannis, apresenta nesta quinta-feira, 06 de abril, às 20h30, um concerto inteiramente dedicado ao compositor romântico russo Piotr Ilytch Tchaikovsky (1840-1893). Mesclando peças famosas, como a ‘Valsa das Flores do Ballet – Quebra-Nozes’, as obras importantes, mas não tão conhecidas, como ‘Sinfonia nº2’, ‘Pequena Rússia’, o concerto trará ao público um grande panorama composicional o artista russo, na interpretação da orquestra sergipana. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, a Orsse possui grande domínio na interpretação do compositor: “Já realizamos o ciclo completo de suas sinfonias e suas mais importantes obras. Elas requerem dos músicos enorme delicadeza, aliada a momentos de energia dignos de uma maratona musical, como é o caso da ‘Marcha Eslava’, ou mesmo o último movimento da ‘Sinfonia nº2’. Nossos músicos desenvolveram, ao longo dos últimos tempos, uma considerável competência na interpretação destas obras.”

Um dos destaques da programação será a execução da ‘Marcha Eslava’, de 1876, ano em que a Sérvia encontrava-se em guerra com o império turco-otomano. No período, Nikolai Rubinstein, amigo de Tchaikovsky, requereu, por parte da Rússia, que Tchaikovsky compusesse uma peça orquestral a fim de auxiliar os sérvios feridos por meio de um concerto beneficente. Muitos russos simpatizaram com aqueles considerados companheiros eslavos e cristãos ortodoxos, enviando à Rússia soldados voluntários e apoio em geral aos sérvios.

Outra peça do programa é a música composta para balé, ‘Quebra-Nozes’, de 1892. Esta canção conta uma história em que fantasia e magia, típicas do romantismo, relatam as aventuras de um quebra-nozes, de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado.

Completa o programa a Sinfonia nº2, em dó menor, em quatro movimentos. Uma grande parte desta composição é baseada em três temas tradicionais ucranianos, país na época chamado como ‘Pequena Rússia’. Desta forma, entende-se tal sinfonia como uma grande homenagem feita por Tchaikovsky a este país e a sua cultura.

Confira o repertório:

Piotr I. Tchaikovsky

Suíte Quebra-Nozes – excertos

Marcha

Dança Russa Trepák

Dança Chinesa

Dança dos Mirlitões

Valsa das Flores

Marcha Eslava, op. 31

Sinfonia nº2, em dó menor, op. 17, Pequena Rússia

Fonte: Secult