Orquestra Sinfônica apresenta concerto temático sobre Beatles
Algumas das principais músicas do quarteto de Liverpool com versão orquestrada foram apresentadas ao público que compareceu ao Teatro Tobias Barreto, nesta quinta-feira (10), para assistir ao “Beatles in Concert”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). Clássicos como ‘Yesterday’, ‘Here comes the Sun’, ‘Eleanor Rigby’ e ‘All you Need is Love’, foram regidos pelo maestro James Bertisch, com a participação da banda Sargento Mostarda e convidados especiais.
“Esta noite apresentamos um repertório que traz o popular e o erudito no que nós chamamos de Crossover, que é a junção de dois ou mais estilos musicais. Quem gosta de música erudita pôde ouvir os arranjos sinfônicos a instrumentalização do concerto. Já quem gosta de rock, teve a oportunidade de presenciar uma apresentação com bastante sofisticação e elementos a mais do que está acostumado”, explicou o maestro James Bertisch.
Entre os convidados desta segunda edição do concerto estiveram o Coro da Universidade Federal de Sergipe, com regência de Daniel Nery, Oswaldo Gomes do grupo Cataluzes, Gustavo Mattos, e integrantes da banda Plástico Lunar. Já a Sargento Mostarda subiu ao palco com os músicos Arthur Matos (voz e violão), Fábio Oliveira (voz e baixo elétrico), Rafael Júnior (bateria), Rafael Ramos (teclados e voz) e Alê Martins (guitarra e voz).
“Nós tocamos Beatles há muito tempo, mas a oportunidade de apresentar este repertório, com os arranjos originas executados pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, é única. Agradecemos por esta iniciativa que só foi possível graças ao empenho do maestro James Bertisch e o apoio da Orsse e da Secretaria de Estado da Cultura”, afirmou Rafael Jr., da banda Sargento Mostarda.
“Tocar com a orquestra é uma realidade totalmente diferente. Com a banda o clima é mais despojado, já com a orquestra a responsabilidade é muito maior, pois precisamos estar atentos a todos que estão participando. Mesmo assim é muito prazeroso tocar acompanhado dos arranjos orquestrados que ouvíamos nos discos”, acrescentou o músico Arthur Mattos.
Para a arquiteta Tamyres Fontenelle, a apresentação foi emocionante. “O concerto foi perfeito, até mais que o esperado, pois superou minhas expectativas”, afirmou. O mesmo entusiasmo demonstrou o jornalista e cerimonialista Nelson Roberto. “Ver a Orquestra Sinfônica tocando Beatles em Aracaju é muito bom e dignificante, e fico feliz em poder participar desse evento”, ressaltou.
Secult