Grandes shows marcam abertura do Forró Caju 2015
Um festival de ritmos nordestinos. Foi assim que a primeira noite do Forró Caju ficou marcada. As 22 atrações reservadas para o primeiro dia de festa fizeram o púbico cantar e dançar com os sucessos de artistas locais e bandas do cenário nacional. Os artistas reconheceram o valor que o Forró Caju hoje representa no circuito dos grandes eventos de forró em todo país.
No palco Gerson Filho, Ninéia Oliveira abriu as atrações com um show repleto de sucessos do chamado “forró das antigas”, que animou os forrozeiros que começavam a chegar à Praça de Eventos Hilton Lopes. Quem preferiu o autêntico forró pé-de-serra, conseguiu encontrá-lo no Casarão da Clemilda, Caçula do Acordeon abriu o salão e transformou o casarão num verdadeiro arrastapé . O palco Dominguinhos serviu de cenário para o primeiro grande show da noite. O sergipano Antônio Carlos Du Aracaju levou um pouco da cultura sergipana, incorporando além do xote e baião, folguedos tipicamente sergipanos como Taieira, Dança de São Gonçalo e Chegança.
“A inspiração está em nossa casa. Eu percebo que os novos cantores buscam inspiração na música regional clássica, em ritmos como o xote e o baião, além de outras estirpes musicais, e desenvolvem novas composições em cima da cultura popular. Busco trazer pro palco o nosso folclore como forma de manter vivo os nossos ritmos, a nossa cultura”, enfatiza Antônio Carlos Du Aracaju.
Para a vocalista da banda Forró dos Plays, Gil Mendes, cantar no Forró Caju é uma honra, para ela a festa tem uma grande projeção no cenário nacional, sendo considerada uma das maiores praças de forró do Brasil. “Os astral do público aracajuano é indescritível. Todas as vezes que venho cantar aqui e vejo os olhos do público brilhando de alegria, acho algo super gratificante. Para mim fazer parte do Forró Caju faz todo o diferencial, esta festa hoje não é só de Aracaju, não é só do Nordeste, faz parte do Brasil”, elogia Gil.
Já o cantor Frank Aguiar, a festa agrega além dos valores culturais, uma tarde turístico sergipano, destacando o estado por todo país. “O Forró Caju é uma festa tradicional, é uma festa que todo o Brasil conhece, e eu como cantor de renome nacional, que canto ritmos nordestinos, me sinto maravilhado por fazer parte deste evento. O Forró Caju é uma festa com um grande valor cultural, onde também é divulgado a nossa música, a nossa dança, a nossa culinária, movimenta o turismo em Sergipe, e é uma festa que amo, gosto e espero poder estar por aqui nos próximos anos”, relata o cantor piauiense Frank Aguiar.
A banda Cavaleiros do Forró escolheu o Forró Caju para ser o palco do novo DVD. O vocalista Israel Peruano disse estar realizado em fazer parte da festa. “Esta é a minha primeira vez no Forró Caju, e Aracaju escolheu os Cavaleiros do Forró para gravar nosso DVD. Como artista nordestino posso dizer que é um sonho participar desta festa. Mesmo quem não vem para se apresentar fica com muita vontade quando vê os vídeos, as fotos ou mesmo quem participa como espectador, lá embaixo do palco, com certeza esta é uma das maiores festas de forró do país”, parabeniza Peruano.
Fonte: PMA
Foto: PMA