Galeria de Arte J. Inácio comemora 35 anos
Um dos mais tradicionais espaços das artes visuais em Sergipe, a Galeria de Arte J. Inácio completa 35 anos de existência neste sábado, 10 de dezembro. Para comemorar esta passagem, a Galeria lança, na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, às 10 horas, uma exposição de banners contando a sua história, no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória.
Inaugurada em 1981 pelo Governo de Sergipe, sob os cuidados da Secretaria de Estado da Cultura, a primeira exposição que a Galeria recebeu foi das obras do artista plástico Ronaldo Gomes de Oliveira, o “Caã”, filho de J. Inácio.
Ocupando uma das alas da Biblioteca Pública Epifânio Dória, no bairro Treze de julho, em Aracaju, a Galeria já abrigou 205 mostras individuais e coletivas com trabalhos dos mais consagrados artistas sergipanos e do Brasil, além de artistas de outros países. O espaço também foi cenário de diversos lançamentos de livros e catálogos culturais.
Em 2015, a Galeria passou por um processo de revitalização com novos equipamentos de iluminação, ventilação e ambientação adequada para retomar as exposições, receber artistas e visitantes. A reinauguração aconteceu no dia 14 de maio, com a mostra “Sergipe, cor e cultura” do artista plástico Adauto Machado.
A Galeria está localizada na Rua Vila Cristina, S/N, bairro Treze de Julho. Mais informações (79) 3179 – 1969.
Fonte: Ascom/Secult