Fotógrafo sergipano expõe trabalhos na Áustria
Os trabalhos do fotógrafo Márcio Garcez são a grande atração da exposição "Manifestações Culturais Sergipanas" que é promovida pela Diocese de Viena e a Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura na Áustria. a exposição, que foi aberta ontem (22) pelo bisco Dom Franz Scharl, é uma parceria do fotógrafo sergipano, com a curadoria do colecionador de artes Mário Britto e a antropóloga Rosana Eduardo.
Esta é a terceira vez que o sergipano expõe trabalhos na Áustria. Em 2014, a mostra foi exposta no Weltmuseum Wien e no ano passado na Biblioteca de Romanística da Universidade de Viena, como parte da programação do II e III Festival Cultural do Brasil em Viena, evento organizado pela Papagaio, instituição austríaca sem fins lucrativos – presidida pela pedagoga brasileira Vanessa Tölle – que se dedica a promover o diálogo entre Brasil e Áustria por meio de projetos e ações voltados para a cultura e educação.
Em 2016, Garcez retorna à capital austríaca após ter sido convidado em outubro de 2015 – quando participava do Festival – pela Diocese de Viena para ocupar o espaço de arte Kategoriale Seelsorge der Erdiözese Wien. O acervo é composto por um repertório de tradições de Sergipe, que envolve crenças, ritos, festas e manifestações folclóricas e evidencia a diversidade cultural local. Trata-se de um conjunto de imagens que apresenta o olhar do artista visual, que capta a cultura popular de sua terra natal.
A mostra possibilita um contato antropológico e artístico com o patrimônio sergipano, por meio de lugares, pessoas, gestos e expressões de sua gente. E põe em evidência duas importantes dimensões da produção autoral de Márcio Garcez, que são o folclore e a religiosidade popular – temas que renderam ao artista diversos prêmios, mostras e publicações em revistas, jornais e livros.
Na exposição “Manifestações Culturais Sergipanas”, o fotógrafo faz um mapeamento das principais procissões que ocorrem no território sergipano, como a de Nosso Senhor dos Passos, do Fogaréu, do Madeiro, dos Penitentes, bem como da procissão fluvial do Bom Jesus dos Navegantes.
Como também apresenta suas andanças pelas diversas manifestações culturais do estado, como a Cavalhada, a Festa do Mastro, o Lambe-Sujo e Caboclinho, o Barco de Fogo e o Cacumbi. A mostra ficará em cartaz até o dia 22 de julho na Diocese de Viena, na Áustria.
*Com informações da Assessoria de Comunicação