Evento marca cinco anos do Museu da Gente Sergipana
Para celebrar os seus cinco anos de fundação e a sua importância na difusão dos valores culturais de artistas, artesãos, produtos e manifestações tradicionais de Sergipe, o Museu da Gente Sergipana inicia a programação na próxima sexta-feira (16), com o lançamento da exposição ‘Atheneuzinho, 90 anos na vida da gente’ e do Livro ‘Atheneu Pedro II – Memória e Restauro’, de autoria da historiadora Josevanda Mendonça Franco, que acontece às 16h. Este será um momento de reavivar a memória sobre as particularidades do prédio, enquanto colégio, e os processos de restauro e transformação pelo qual passou até se tornar o Museu da Gente Sergipana.
Seguindo com a programação, a magia do teatro e da música tomará conta do evento para trazer a religiosidade e os sons típicos do período natalino sempre valorizando as manifestações e os artistas do cenário cultural sergipano. Às 18h, o público terá como atração o espetáculo ‘Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino’. A peça, que é produzida e apresentada pelo grupo Imbuaça, utiliza elementos da cultura popular sergipana, nordestina e brasileira para contar a história do nascimento de Jesus Cristo de forma lúdica e poética. A partir das 19h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) junto com a Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE), projeto desenvolvido com crianças e jovens do bairro Santa Maria, que realizará um especial Concerto Natalino.
Durante a programação, das 17h às 21h, acontece a tradicional Feirinha da Gente, que reúne artesãos e pequenos produtores que irão comercializar artigos tradicionais e contemporâneos, oriundos de Aracaju e de diversos municípios sergipanos, com o intuito de reunir em um único espaço a diversificada e talentosa arte sergipana. Especialmente neste dia, o horário de funcionamento do Museu da Gente será das 16h às 21h, e assim as instalações permanentes serão mais uma atração da noite.
No segundo dia do Natal da Gente Sergipana, a programação contará com a música medieval e renascentista do grupo musical Renantique que se apresentam às 16h. Em seguida, às 18h, o encanto do teatro de bonecos do Grupo Mamulengo de Cheiroso encerra homenageando dois grandes artistas nordestinos, Clemilda e Gerson Filho, através do espetáculo ‘Talco no salão, pro forró ficar cheiroso’.
O Natal da Gente Sergipana também inclui ações educativas, realizadas pelos educadores do Museu. Em sintonia com a comemoração dos cinco anos de funcionamento e 90 anos de existência do prédio, será realizado de 20 a 29 de dezembro, às terças e quintas, às 10h e 14h, a visita guiada ‘Atheneuzinho, 90 anos na vida da gente’. Para participar, os grupos interessados deverão agendar através do telefone (79) 3218-1551.
Toda a programação do Natal da Gente Sergipana tem acesso gratuito e é destinada ao público em geral. O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda está situado na avenida Ivo do Prado, 398, no Centro de Aracaju. Para obter mais informações entrar em contato através do telefone (79) 3218-1551.
Fonte: ASN