Edise vai expor mais de 40 obras na Bienal do Livro de Itabaiana
A Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) vai participar da IV Bienal do Livro de Itabaiana entre os dias 20 e 22 de outubro. Nesta edição, o estande da Edise, que é um órgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), vai ficar na Praça dos Escritos, no Shopping Peixoto. A editora vai expor mais de 40 títulos que foram publicados entre os anos de 2011 e 2017. Ao todo, o público vai ter acesso a 500 exemplares.
No primeiro dia de programação, 20, o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, vai ser um dos homenageados com o Troféu Falcão de Ouro, que é uma forma dos organizadores da Bienal reconhecerem quem estimula a literatura e cultura sergipana. Além da Edise, a Segrase também comanda as publicações do Diário Oficial do Estado de Sergipe e a Certificação Digital.
Na sexta-feira, dia 20, as escritoras Aldenise Cordeiro e Márcia Barbosa participam de um bate-papo com os leitores no estande da Edise. Às 16h, Aldenise Cordeiro fala da pesquisa sobre o 13º Grupo Escoteiro Uirapuru (GEU), em Sergipe, que resultou no livro ‘O Canto do Uirapuru: mulheres no movimento escoteiro’. Às 18h, a professora Márcia Barbosa apresenta os resultados da dissertação de mestrado que estão no livro ‘Representação de homossexuais nos livros didáticos de história’.
A programação da Segrase na Bienal de Itabaiana continua no sábado, dia 21. Às 17h, o editor da Revista Cumbuca, Amaral Cavalcante, participa de um talk show no Espaço Zannix para falar do processo de produção a única revista cultural de Sergipe. Logo após, a assessora de comunicação da Segrase, Cândida Oliveira e o coordenador da Hemeroteca, Wallace Nascimento, falam do papel da Imprensa Oficial no estado.
O presidente da Segrase, Ricardo Roriz destaca a importância da participação da Edise no evento. “A Editora do Governo do Estado não poderia ficar de fora da Bienal de Itabaiana, vamos apresentar aos sergipanos o que temos de melhor em termos de literatura. Apenas este ano a Editora já lançou 21 obras, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado em aproximar o leitor da cultura”.
A Bienal
O tema desta edição da Bienal do Livro de Itabaiana é ‘Venha Viajar Com A Gente’. O evento, que é o único do gênero em Sergipe, vai reunir 50 mil pessoas, lançar 300 livros e conta com a participação de 60 escolas. Durante os três dias do evento, o público vai ter a chance de conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.
A primeira edição aconteceu em 2011 ainda como uma forma mista de bienal do livro e encontro cultural. Os criadores estavam preocupados com a distribuição e visibilidades dos escritores locais que não conseguiam chegar às prateleiras das livrarias. Desde então, a estimativa de público aumentou de 10 mil para 50 mil pessoas.
Fonte: Ascom/Edise