Católicos e umbandistas celebram dia 8 de dezembro
Da redação, AJN1
Católicos e umbandistas celebraram neste feriado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Aracaju, e Oxum – que corresponde ao santo na Umbanda, pelo sincretismo religioso. Uma retumbante alvorada festiva despertou os aracajuanos exatamente às 6h deste 8 de dezembro. Na catedral metropolitana, fieis acompanharam uma ampla programação.
A missa dos devotos foi celebrada às 7h, sob a presidência do padre Genivaldo Garcia (Vigário Episcopal) e concelebrada pelo padre Manoel Barbosa (Pró-Vigário Geral e Pároco da Catedral Metropolitana).
Também ocorreu Missa Solene às 9h30, presidida por Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Metropolitano. À tarde, ocorreu procissão, Santa Missa e Bênção do Santíssimo, com Dom Frei João José Costa, Arcebispo Coadjutor.
Além da Catedral Metropolitana, outras cinco paróquias da Arquidiocese são dedicadas à Imaculada Conceição, nas cidades de Riachuelo e Itabaiana, e nos povoados Alagadiço (Frei Paulo), Taiçoca de Fora (Nossa Senhora do Socorro) e Mosqueiro (Aracaju).
Sincretismo
Oito integrantes de grupos umbandistas e do candomblé realizaram um cortejo pela avenida Ivo do Prado, às margens do rio Sergipe, na capital, para deixar oferendas e declarar a fé em Oxum, que corresponde a Nossa Senhora da Conceição.
No ritmo de tambores, o final do percurso ocorreu em frente à Catedral Metropolitana de Aracaju, para realizar a tradicional lavagem das escadarias.